Sistema de Escolas de Governo da União: perfil, identidade e desafios para institucionalização
Título: | Sistema de Escolas de Governo da União: perfil, identidade e desafios para institucionalização |
Autor(es): | Fonseca, Diogo Ribeiro da Camões, Marizaura Reis de Souza Lemos, Joselene Pereira Torres, Marcelo Douglas de Figueiredo |
Editor: | Escola nacional de administração pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3965&Itemid=307 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Caderno |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 136 p. |
Data: | 2015 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Capacitação Profissional Escola de Governo |
Resumo: | A publicação tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada pela Enap, voltada para o levantamento e sistematização de informações de Escolas de Governo, com vistas a delinear perfis e oferecer suporte a programas estratégicos de integração e fortalecimento dessas instituições. A pesquisa foi desenvolvida a partir de dois desafios enfrentados pela própria Enap. O primeiro refere-se ao seu crescente papel mobilizador como articuladora da Rede de Escolas de Governo, desde 2003, e coordenadora do Sistema de Escolas de Governo da União (Segu), a partir de 2006. E o segundo desafio, pela ambiguidade ou vagueza conceitual do termo “Escola de Governo”. O estudo deteve-se sobre as 17 Escolas integrantes do Segu até novembro de 2014, buscando identificar suas características transversais fundamentais, seus aspectos variáveis e os principais obstáculos para sua atuação efetiva. A análise foi realizada em duas etapas complementares, as quais foram estruturadas em torno de três dimensões: • Político-institucional, relativa ao papel da escola; • Estratégica, acerca da integração da escola às demandas de seu ambiente; e • Educacional, relativa às ações de ensino e aprendizagem e ao processo de capacitação. O Caderno descreve, em sete capítulos, a sequência dos estudos realizados e apresenta dados inéditos e inovadores. Fornece, ainda, subsídios para apoiar os processos decisórios necessários à maior articulação entre as Escolas de Governo, com vista à consolidação de um sistema de oferta formativa condizente com os desafios postos à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, instituída pelo Decreto nº 5707/2006. |
Palavras-chave: | escola de governo; Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU); capacitação profissional; administração pública; marco legal; institucionalização; Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal |
Observações/Notas: | Série monográfica: Cadernos ENAP, 40 Publicação periódica não-regular que visa divulgar relatórios de pesquisa e ensaios sobre temas voltados à gestão pública, relacionando estado e administração. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1758 |
Aparece nas coleções: | Cadernos ENAP Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caderno40.pdf | 15.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.