Title: Sistema de Escolas de Governo da União: perfil, identidade e desafios para institucionalização
Authors: Fonseca, Diogo Ribeiro da
Camões, Marizaura Reis de Souza
Lemos, Joselene Pereira
Torres, Marcelo Douglas de Figueiredo
Publisher: Escola nacional de administração pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3965&Itemid=307
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caderno
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 136 p.
Issue Date: 2015
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Capacitação Profissional
Escola de Governo
Abstract: A publicação tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada pela Enap, voltada para o levantamento e sistematização de informações de Escolas de Governo, com vistas a delinear perfis e oferecer suporte a programas estratégicos de integração e fortalecimento dessas instituições. A pesquisa foi desenvolvida a partir de dois desafios enfrentados pela própria Enap. O primeiro refere-se ao seu crescente papel mobilizador como articuladora da Rede de Escolas de Governo, desde 2003, e coordenadora do Sistema de Escolas de Governo da União (Segu), a partir de 2006. E o segundo desafio, pela ambiguidade ou vagueza conceitual do termo “Escola de Governo”. O estudo deteve-se sobre as 17 Escolas integrantes do Segu até novembro de 2014, buscando identificar suas características transversais fundamentais, seus aspectos variáveis e os principais obstáculos para sua atuação efetiva. A análise foi realizada em duas etapas complementares, as quais foram estruturadas em torno de três dimensões: • Político-institucional, relativa ao papel da escola; • Estratégica, acerca da integração da escola às demandas de seu ambiente; e • Educacional, relativa às ações de ensino e aprendizagem e ao processo de capacitação. O Caderno descreve, em sete capítulos, a sequência dos estudos realizados e apresenta dados inéditos e inovadores. Fornece, ainda, subsídios para apoiar os processos decisórios necessários à maior articulação entre as Escolas de Governo, com vista à consolidação de um sistema de oferta formativa condizente com os desafios postos à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, instituída pelo Decreto nº 5707/2006.
Keywords: escola de governo;  Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU);  capacitação profissional;  administração pública;  marco legal;  institucionalização;  Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal
metadata.dc.description.additional: Série monográfica: Cadernos ENAP, 40
Publicação periódica não-regular que visa divulgar relatórios de pesquisa e ensaios sobre temas voltados à gestão pública, relacionando estado e administração.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1758
Appears in Collections:Cadernos ENAP
Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caderno40.pdf15.19 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.