Auditoria interna como instrumento de controle social na administração pública
Title: | Auditoria interna como instrumento de controle social na administração pública |
Authors: | Marçola, Célia |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Revista do Serviço Público (RSP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/62/58 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.description.physical: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 62, n. 1, p. 75-87 |
Issue Date: | Jan-2011 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Administração Pública Controle Social |
Abstract: | Sob o ponto de vista constitucional os controles interno e externo somam-se a fim de promover responsabilização permanente dos gestores públicos em torno dos princípios constitucionais da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Neste artigo a argumentação segue no sentido de incrementar as discussões acerca da importância de que em todos os níveis da administração pública e nos três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário – seja implantada a auditoria interna, como unidade responsável pela análise do sistema de controle interno e a interlocução com o controle externo. Embora a administração pública no Brasil ainda se estruture hibridamente sob o sistema burocrático e o sistema gerencial, o fato é que os administradores públicos possuem na auditoria interna importante mecanismo gerencial que, como regra, contribui para detectar e propor a correção dos desperdícios e procedimentos equivocados, principalmente antecipando-se a essas ocorrências. Neste artigo, é apresentado ainda o exemplo da criação da auditoria interna no Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), sua interlocução com o Controle Externo e os resultados no âmbito da autarquia. Bajo el punto de vista constitucional los controles interno y externo se suman, con el objeto de promover la responsabilización permanente de los funcionarios públicos en torno a los principios constitucionales de la administración pública: legalidad, impersonalidad, moralidad, transparencia y eficiencia. En este artículo los argumentos que tienen por objeto aumentar los debates sobre la importancia de que en todos los niveles de la administración pública y en los tres poderes Legislativo, Ejecutivo y Judicial sea implantada la auditoría interna como una unidad encargada de analizar el sistema de control interno y la interlocución con el control externo. Aunque la administración pública del Brasil aún presente una estructura híbrida bajo el sistema burocrático y el sistema de gestión, lo que pasa es que los administradores públicos tienen un importante mecanismo de gestión en la auditoría interna que, por lo general, ayuda a detectar y a proponer los procedimientos de corrección de los desperdicios y de los equívocos, especialmente con previsión de esos hechos. En este artículo se presenta como un ejemplo más la creación de la auditoría interna en la Oficina de Pesos y Medidas del Estado de São Paulo (Ipem-SP), su diálogo con el Control Externo y sus resultados. Under the constitutional point of view the controls - internal and external - are added to promote accountability of public officials standing around the principles of constitutional government: lawfulness, impersonality, morality, transparency and efficiency. In this article the arguments are aimed at increasing discussions about the importance of all levels of public administration and in the three branches: legislative, executive and judiciary, be deployed to internal audit as a unit responsible for examining the system of internal control and communication with the external control. Although the government in Brazil would still put on hybrid and under the bureaucratic system and management system, the fact is that public officials have an important in the internal audit management mechanism which as a rule, helps to detect and suggest the correction of erroneous procedures and waste, especially in anticipation of such occurrences. This article is presented as one more example of the creation of internal audit at the Office of Weights and Measures of the State of São Paulo – Ipem-SP, his dialogue with the External Control and results within the municipality |
Keywords: | controles interno e externo; auditoria interna; mecanismo gerencial; controles interno y externo; auditoría interna; mecanismo de gestión; internal and external controls; internal audit; management mechanism |
Target Audience: | Servidor Público Sociedade Brasileira |
metadata.dc.description.additional: | ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1668 |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
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