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dc.contributor.authorFava, Virgínia Maria Dalfior-
dc.contributor.authorQuinhões, Trajano Augusto-
dc.date.accessioned2014-12-08T16:58:53Z-
dc.date.available2014-12-08T16:58:53Z-
dc.date.issued2010-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1667-
dc.description.abstractO artigo analisa a estratégia implementada em 2006 e 2007 pelo Programa Bolsa Família (PBF) para a articulação de programas complementares às transferências condicionadas de renda, enfatizando sua contribuição para o enfrentamento da desigualdade e da exclusão social no Brasil, e apresenta resultados preliminares alcançados por alguns destes programas executados em nível federal. A articulação de programas complementares possibilita o reconhecimento de necessidades de grupos populacionais em situação de risco social e promove a oferta de ações específicas para as suas necessidades, para uma inclusão cidadã diferenciada. A estratégia implementada em 2006 e 2007 foi caracterizada pela intersetorialidade e transversalidade e a criação de um espaço propício para o desenvolvimento de inovações no campo das políticas sociais. Apesar do caráter recente dos programas complementares e das dificuldades de monitoramento, os resultados obtidos em programas federais e o comprometimento dos governos municipais na articulação de programas municipais demonstram que essa pode ser uma opção na agenda das políticas sociais dos três níveis de governo no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAnaliza la estrategia implantada en los años 2006 y 2007 por el Programa Bolsa Família (PBF) para la articulación de programas complementarios a las transferencias condicionadas de rentas, enfatizando su contribución para el enfrentamiento de la desigualdad y de la exclusión social en Brasil. Presenta resultados preliminares obtenidos por algunos de eses programas implantados al nivel del gobierno federal. La articulación de programas complementarios posibilita el reconocimiento de las necesidades de grupos poblacionales en riesgo social, y promueve la oferta de acciones especí- ficas para sus necesidades y para una inclusión social ciudadana diferenciada. La estrategia implantada en los años 2006 y 2007 fue caracterizada por la intersectorialidad y transversalidad, y la creación de un espacio oportuno/propicio para el desarrollo de innovaciones en el campo de las políticas públicas sociales. A pesar del carácter reciente de los programas complementarios y de las dificultades de control, los resultados obtenidos en los programas de nivel federal y el comprometimiento de los gobiernos municipales demuestran que esa opción es posible estar inserida en la agenda de las políticas sociales de los tres niveles de gobierno en Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe paper analyzes the strategy of Complementary Programs to the conditional cash transfers implemented in 2006 and 2007 by the Bolsa Familia Program (Family Grant Program), with a focus in the reduction of inequality and social exclusion in Brazil, and presents initial results of some of the programs that were implemented by the central government. The complementary programs require the identification and the governmental recognition of needs and vulnerabilities, and to give voice to specific groups and populations, promoting a distinct citizenship inclusion. The strategy had an approach among sectors and also an intergovernmental approach and created an innovative social policies environment. In spite of the complementary programs recent implementation and its difficulties in monitoring and evaluation, the results identified in some central government complementary programs and the municipalities commitment suggest that this strategy should be in the governmental agenda in the three levels of government in Brazil.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/38/36pt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectprogramas complementarespt_BR
dc.subjecttransversalidadept_BR
dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectprogramas complementariospt_BR
dc.subjectintersectorialidad y transversalidadpt_BR
dc.subjectBolsa Família Programpt_BR
dc.subjectcomplementary programspt_BR
dc.subjectintersectoral and intergovernmental approachpt_BR
dc.titleIntersetorialidade e transversalidade: a estratégia dos programas complementares do Bolsa Famíliapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 61, n. 1, p. 67-96pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapprograma socialpt_BR
dc.subject.enappolíticas públicaspt_BR
dc.subject.enapdesigualdade socialpt_BR
dc.subject.enapexclusão socialpt_BR
dc.subject.enapinclusão socialpt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010


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