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dc.contributor.authorPrado, Mauricio Almeida-
dc.date.accessioned2014-12-04T16:42:25Z-
dc.date.available2014-12-04T16:42:25Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1630-
dc.description.abstractA gestão do ensino básico na Inglaterra enfrentava fortes críticas desde a década de 1970. Havia uma série de dúvidas sobre a capacidade de o modelo inglês proporcionar educação pública de qualidade, capaz de sustentar a competitividade econômica do país. O modelo educacional neste período era pouco suscetível à prestação de contas no que se refere à qualidade, era majoritariamente analisado em termos dos montantes de recursos destinados à educação e excessivamente pautado pela autonomia pedagógica dos professores. Desde 1988, com a publicação do Education Reform Act (ERA), o sistema de educação básica na Inglaterra passou por uma reengenharia. O artigo tem por objetivo analisar as principais inovações implementadas e seus desdobramentos ao longo dos governos conservadores de Margareth Thatcher (1979 – 1990) e John Major (1990 – 1997), e dos governos trabalhistas de Tony Blair (1997 – 2007) e Gordon Brown (2007 – 2010). A relevância do tema está na discussão de uma das reformas educacionais mais influentes no mundo e na produção de insights sobre a temática de administração da educação no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractLa gestión de la educación basica en Inglaterra se enfrentó fuertes críticas desde la década de 1970. Habia una serie de dudas sobre la capacidad del modelo inglés proporcinar una educación de calidad capaz de sostener la competitividad económica del país. El modelo educacional inglés en este período era poco susceptible a una rendición de cuentas en relación a la calidad, era solamente analisado en términos de la soma de recursos destinados a la educación y excesivamente guiado por la autonomía pedagógica de los docentes. Desde 1988, con la publicación del Education Reform Act (ERA), el sistema de educación básica en Inglaterra ha sufrido un rediseño. El artículo tiene como objetivo analizar las principales innovaciones implementadas y su evolución durante los gobiernos conservadores de Margareth Thatcher (1979 – 1990) y John Major (1990 –1997), y los gobiernos trabajistas de Tony Blair (1997 – 2007) y Gordon Brown (2007 – 2010). El tema tiene relevancia para la discusión de una de las reformas educativas más influyentes en el mundo y para producir conocimientos sobre el tema de la gestión de la educación en Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe management of basic education in England has faced strong criticism since the 1970s. There was a lot of questions about the ability of the English model to provide a quality public education capable of sustaining the country’s economic competitiveness. The English educational model in this period was slightly susceptible to accountability in terms of quality, mostly analyzed in terms of the amount of resources devoted to education and excessively guided by pedagogical autonomy of teachers. Since 1988, with the publication of the Education Reform Act (ERA),the basic education system in England has undergone a redesign. The article aims to analyze key innovations implemented and its developments over the Conservative governments of Margaret Thatcher (1979 - 1990) and John Major (1990 - 1997) and Labour governments of Tony Blair (1997 – 2007) and Gordon Brown (2007 – 2010). The theme has relevance to a discussion of one of the most influential educational reforms in the world and to produce insights on the theme of education management in Brazil.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/72/71pt_BR
dc.subjectreforma gerencial da educaçãopt_BR
dc.subjectInglaterrapt_BR
dc.subjectreforma gerencial en la educaciónpt_BR
dc.subjectmanagerial reform of educationpt_BR
dc.subjectEnglandpt_BR
dc.subjectnova gestão públicapt_BR
dc.subjectnueva gestión públicapt_BR
dc.subjectnew public managementpt_BR
dc.titleO modelo gerencial da educação: contribuições da experiência da Inglaterra ao debate brasileiropt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 62, n. 3, p. 261-279pt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapeducaçãopt_BR
dc.subject.enapensino públicopt_BR
dc.subject.enapadministração da educaçãopt_BR
dc.subject.enapinovaçãopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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