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dc.contributor.authorCabral, Augusto Cézar de Aquino-
dc.contributor.authorRomero, Claudia Buhamra Abreu-
dc.contributor.authorPenha, Emanuel Diego dos Santos-
dc.contributor.authorAlves, Rafael de Almeida-
dc.contributor.authorParente, Tobias Coutinho-
dc.date.accessioned2014-12-03T12:28:51Z-
dc.date.available2014-12-03T12:28:51Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1611-
dc.description.abstractCom a instituição do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o governo federal tenta criar condições para ampliar o acesso e a permanência dos estudantes na educação superior. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva investigar a percepção dos estudantes dos dez centros acadêmicos da Universidade Federal do Ceará (UFC), regularmente matriculados no 2° semestre de 2008, em relação ao Reuni e à proposta de adesão da UFC ao mencionado programa, a partir de uma perspectiva mercadológica. Para a determinação da amostra de entrevistados foi utilizada a fórmula de Cochran, para populações finitas, e amostras aleatórias estratificadas, resultando em uma amostra de 378 estudantes para um nível de confiança de 95%. Foram utilizadas variáveis que influenciam o comportamento do público-alvo, tais como renda, grupo social e idade, com foco no marketing educacional. Trata-se de uma pesquisa quantitativa quanto à sua natureza, descritiva quanto aos fins e realizada mediante survey. Constatou-se grande desconhecimento sobre o Reuni – 50,5% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre o programa. Percebeu-se ainda que os estudantes que possuem uma atitude negativa sobre o Reuni aprovam o conteúdo da proposta da UFC, da mesma maneira que os estudantes que não possuem essa atitude.pt_BR
dc.description.abstractCon el establecimiento del Programa de Apoyo al Plan de Reestructuración y Expansión de Universidades Federales (Reuni), el Gobierno Federal de Brasil intenta crear condiciones para ampliar el acceso y la retención de estudiantes de educación superior. En este contexto, esta investigación tiene como objetivo investigar las percepciones de los estudiantes de la Universidad Federal de Ceará (UFC) en relación con Reuni y la composición propuesta del programa de UFC, desde una perspectiva de marketing. Se utiliza variables que influyen en el comportamiento del público objetivo, como los ingresos, edad y grupo social (KOTLER, 1999), centrándose en la comercialización de la educación (COBRA; BRAGA, 2004). Se trata de una investigación cuantitativa respecto a su naturaleza, descriptiva respecto a los fines, y realizada por medio de una encuesta. Había un desconocimiento generalizado sobre el Reuni: el 50,5% de los encuestados nunca había oído hablar sobre el programa. También se observó que los estudiantes que tienen una actitud negativa acerca de la Reuni aprueban el contenido de la propuesta de la UFC, del mismo modo que los estudiantes que no tienen esa actitud.pt_BR
dc.description.abstractWith the establishment of the Program to Support the Plan of Restructuration and Expansion of Federal Universities (Reuni), the Brazilian Federal Government seeks to create conditions to increase access and retention of students in higher education. In this context, this paper investigates the perceptions of students from the Federal University of Ceará (UFC) about Reuni and the proposed membership of the UFC program. For this purpose, it was used the variables that affect the behavior of the public target that are income, age and social group (KOTLER, 1999), with focus on marketing education (COBRA; BRAGA, 2004). Based on Malhotra (2001), this research is classified as quantitative in nature, descriptive and conclusive as to the purposes, conducted through a survey. It was found a widespread ignorance about the Reuni: 50.5% of respondents had never heard about the program. It was noticed that students that have a negative attitude about Reuni approve the contents of the proposal from the UFC, in the same way that students who do not have that attitude.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/74/67pt_BR
dc.subjectensino superiorpt_BR
dc.subjectformação de opiniãopt_BR
dc.subjectReunipt_BR
dc.subjecteducación superiorpt_BR
dc.subjectformación de la opinión,pt_BR
dc.subjecthigher educationpt_BR
dc.subjectopinion formationpt_BR
dc.titleReestruturação e expansão do ensino superior público: o programa Reuni na Universidade Federal do Ceará sob a visão dos alunospt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 62, n. 3, p. 297-319pt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.classificationEnsino Superiorpt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapensino superiorpt_BR
dc.subject.enapacesso à educaçãopt_BR
dc.subject.enapeducaçãopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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