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dc.contributor.authorSantos, Aleksandra Pereira dos-
dc.date.accessioned2014-12-02T15:49:26Z-
dc.date.available2014-12-02T15:49:26Z-
dc.date.issued2011-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1600-
dc.description.abstractEste estudo tem dois objetivos: revisar criticamente a produção científica nacional sobre o tema “competências no trabalho e nas organizações”; e apresentar o conceito e discutir sua utilização no setor público. Para tanto foram analisados relatos de pesquisa empírica e ensaios nacionais e estrangeiros – em periódicos de psicologia e administração. Foram discutidos: enfoques teóricos, instrumentos de coleta de dados, procedimentos de análise, entre outros aspectos. Na análise da produção nacional, constatou-se que, em sua maioria, as pesquisas: descrevem competências ocupacionais ou profissionais; possuem desenho survey; apresentam pluralidade quanto à natureza da pesquisa e utilização de métodos e técnicas para coleta e análise de dados; e são realizadas principalmente no setor terciário da economia. Verificou-se, ainda, a convergência do conceito de competência, diante da complexidade e fragmentação teórica previamente constatadas na literatura. Entretanto, mesmo em evidência, a produção científica brasileira sobre o tema é recente e ainda há uma lacuna sobre a discussão do construto e sua aplicação no setor público, em especial no caso brasileiro, quando se trata da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tiene dos objetivos: revisar críticamente la literatura científica sobre el tema de las competencias en el trabajo y en las organizaciones, y examinar el concepto y su uso en el sector público. Por lo tanto, se analizaron los informes de investigación empírica y ensayos – nacionales y extranjeros - en revistas de psicología y de gestión. Se discutieron: enfoques teóricos, los instrumentos de recolección de datos, procedimientos de análisis, entre otros. En el análisis de la producción nacional, se observó que, en la mayoría de los casos, las investigaciones: describen las habilidades laborales o profesionales; tienen un dibujo survey; tienen una pluralidad de la naturaleza de la investigación y el uso de métodos y técnicas para la recogida y análisis de los datos; d) se llevan a cabo principalmente en el sector terciario de la economía. Hubo también la convergencia de la noción de competencia, dada la complejidad y la fragmentación teórica señaladas anteriormente en la literatura. Sin embargo, aún en pruebas, la literatura científica nacional sobre el tema es reciente y todavía existe una brecha en la discusión de la construcción y su aplicación en el sector público, especialmente en Brasil, cuando se trata de la administración pública (directa e indirecta).pt_BR
dc.description.abstractThis study has two objectives: to make a critical review of the scientific literature about competencies at work and in organizations and examine its concept and use in the public sector. Therefore, we analyzed empirical research reports and essays – national and foreign – in journals of psychology and business administration. The following were observed: theoretical approaches, data collection instruments, analysis procedures, and so forth. In the analysis of the national production, it was found that, in most cases, the researches: describe occupational or professional skills; have a survey drawing; bear some plurality about the nature of research and the use of methods and techniques for collecting and analyzing data; and are performed mainly in the tertiary sector of the economy. There was also a convergence in the concept of competence, given the complexity and theoretical fragmentation noted previously in the literature. However, despite of the importance of the theme, the Brazilian scientific literature on the topic is still recent and presents a gap in the discussion about its concept and application in the public sector, especially in Brazil, considering its federal model of government.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/78/75pt_BR
dc.subjectcompetências no trabalho e nas organizaçõespt_BR
dc.subjectsetor públicopt_BR
dc.subjectprodução empírica nacionalpt_BR
dc.subjectcompetencias en el trabajo y en las organizacionespt_BR
dc.subjectel sector públicopt_BR
dc.subjectla producción nacional empíricapt_BR
dc.subjectcompetencies at work and in organizationspt_BR
dc.subjectpublic sectorpt_BR
dc.subjectnational productionpt_BR
dc.subjectempirical researchpt_BR
dc.titleConhecimentos, habilidades e atitudes: o conceito de competências no trabalho e seu uso no setor públicopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 62, n. 4, p. 369-386pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapcompetênciapt_BR
dc.subject.enapsetor públicopt_BR
dc.subject.enapcomportamento humanopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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