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dc.contributor.authorCorrêa, Izabela Moreira-
dc.contributor.authorAmaral, Vanúzia Gonçalves-
dc.date.accessioned2014-10-22T12:07:12Z-
dc.date.available2014-10-22T12:07:12Z-
dc.date.issued2006-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1544-
dc.description.abstractEste artigo aborda a importância da distribuição de poderes de agenda e de veto dos cidadãos e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para viabilizar a implementação de reformas pró-mercado no Brasil, na Argentina e no Uruguai em perspectiva comparada. Nesse sentido, o artigo aborda os temas da flexibilidade constitucional, da dinâmica de formação das leis e da presença ou ausência de revisão judicial. A hipótese subjacente a este artigo é a de que quanto mais rígida a Constituição – variável que envolve o poder de agenda e de veto dos cidadãos, do Executivo, do Legislativo e do Judiciário – mais bem desenhado deve ser o jogo político para a viabilização de implementação das reformas. Para exemplificar este artigo, foram analisadas as reformas previdenciárias implantadas nos países em estudo.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo trata de la importancia de la distribución de los poderes de agenda y de veto de los ciudadanos y de los Poderes Ejecutivo, Legislativo y Judiciario para la viabilidad de la implementación de reformas “pro-mercado” en Brasil, Argentina y Uruguay desde una perspectiva comparada. En este sentido, el artículo aborda los temas de la flexibilidad constitucional, dinámica de formación de las leyes y la presencia o la ausencia de revisión judicial. La hipótesis subyacente a este artículo es la que, tanto más inflexible la Constitución – variable que envuelve el poder de agenda y de veto de los ciudadanos, Ejecutivo, Legislativo y Judiciario – mejor trazado debe ser el juego político para la viabilidad de implementación de las reformas. Para dar ejemplo en este artículo, fueron analizadas las reformas en la Seguridad Social implantadas en los países en estudio.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses the importance of the distribution of agenda and veto powers among citizens and the Executive, Legislative and Judiciary powers in order to allow the implementation of pro-market reforms in Brazil, Argentina and Uruguay. In comparative perspective, the paper deals with the issues of constitutional flexibility, law formation dynamics and the presence or absence of judicial review. The main hypothesis in this paper is that the harder it is for the Constitution to be altered, the harder it is to design the political game to implement reforms. The reforms of the social security systems implemented in Brazil, Argentina and Uruguay exemplified our analysis.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/194/199pt_BR
dc.subjectrigidez constitucionalpt_BR
dc.subjectrevisão judicialpt_BR
dc.subjectreforma pró-mercadopt_BR
dc.subjectformação de leipt_BR
dc.subjectreforma previdenciáriapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectArgentinapt_BR
dc.subjectUruguaipt_BR
dc.titleReformas pró-mercado, rigidez constitucional e revisão judicial: Brasil, Argentina e Uruguai em perspectiva comparadapt_BR
dc.title.alternativeReformas pro-mercado, rigidez constitucional y revisión constitucional: Brasil, Argentina y Uruguay desde una perspectiva comparadapt_BR
dc.title.alternativePro-market reforms, constitutional rigidity and judicial review: Brazil, Argentina and Uruguay in comparative perspectivept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 57, n. 2, p. 149-168pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enappoder judiciáriopt_BR
dc.subject.enappoder executivopt_BR
dc.subject.enappoder legislativopt_BR
dc.subject.enapdireito constitucionalpt_BR
dc.subject.enaplegislaçãopt_BR
dc.subject.enapreforma da previdênciapt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamentalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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