Formação de carreiras para a gestão pública contemporânea: o caso dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferrarezi, Elisabete | - |
dc.contributor.author | Zimbrão, Adélia | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-02T13:34:53Z | - |
dc.date.available | 2014-10-02T13:34:53Z | - |
dc.date.issued | 2006-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1465 | - |
dc.description.abstract | O artigo analisa o curso de formação inicial para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), recentemente reformulado. Conclui-se que as mudanças realizadas no curso, tendo em vista os problemas enfrentados em edições anteriores, os desafios contemporâneos da administração pública, a crescente complexidade dos problemas e as demandas da sociedade, proporcionaram respostas bastante adequadas. No entanto, persistem inúmeros desafios, dentre os quais se destacam o aprimoramento do ensino de aplicação e novas tecnologias. Ao longo das nove edições do curso, percebe-se que os principais objetivos do projeto inicial da carreira permaneceram, mesmo com todas as descontinuidades administrativas. Preservaram-se o perfil generalista e as policompetências na formação do EPPGG, a fim de permitir ao profissional uma visão abrangente e integrada dos complexos problemas da administração pública e desenvolver a capacidade de analisar, decidir e buscar os melhores resultados em prol do cidadão, conduzindo as relações e as atividades profissionais de acordo com os princípios da ética pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artículo analiza el curso de formación inicial para la carrera de Especialista en Políticas Públicas y Gestión Gubernamental (EPPGG), recientemente reformulado. Se concluye que los cambios realizados, teniendo en cuenta los problemas enfrentados en las ediciones anteriores, los retos contemporáneos de la administración pública, la cresciente complejidad de los problemas y de las demandas de la sociedad, han proporcionado respuestas muy adecuadas. Sin embargo, persisten numerosos desafíos, entre los cuales se destacan el perfeccionamento de la enseñanza de aplicación y nuevas tecnologías. A lo largo de nueve ediciones del curso, se observa que los principales objectivos del proyecto inicial de la carrera han permanecidos a través del tiempo, aunque con todas las discontinuidades administrativas. Se preservaron el perfil generalista y las policompentencias en la formación del EPPGG, a fin de permitir al profesional una visión amplia e integrada de los complejos problemas de la administración pública y desarrollar la capacidad de analizar, decidir y buscar los mejores resultados en pro del ciudadano, conduciendo las relaciones y las actividades profesionales de acuerdo con los principios de la ética pública. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper analyzes the recently reformulated initial training course destined to the career of Specialists in Public Policies and Governmental Management (EPPGG). The article concludes that the changes introduced in the course presented quite appropriate responses, given the problems faced in the earlier editions, the contemporary challenges of the public administration, the increasing complexity of the problems, as well as the growing expectations of the society. Many challenges, however, remain, particularly with regard to the improvement of the interaction between theoretical and practical training and the new technologies. Despite the administrative discontinuities, the main goals established in the initial project of the career seem to have remained unchanged thoughout the nine editions of the course. The course for EPPGGs preserved the generalist profile and its multicompetency, enabling these professionals to have a broadened and integrated vision of the complex problems confronted by the public administration, as well as to develop the skills to analyze, decide and search for the best possible results for the citizen, while conducting their professional relationships and activities in accordance to the priciples of the public ethics. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.publisher | Revista do Serviço Público (RSP) | pt_BR |
dc.source | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/190/195 | pt_BR |
dc.subject | formação de carreira | pt_BR |
dc.subject | Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) | pt_BR |
dc.subject | Escola nacional de administração pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | administração pública | pt_BR |
dc.title | Formação de carreiras para a gestão pública contemporânea: o caso dos especialistas em políticas públicas e gestão governamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Formación de carreras para la gestión pública contemporánea: el caso de los Especialistas en Políticas Públicas y Gestión Gubernamental | pt_BR |
dc.title.alternative | Career training for the contemporary public management: the case of the Specialists in Public Policies and Governmental Management | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Revista do Serviço Público - RSP, v. 57, n. 1, p. 63-86 | pt_BR |
dc.description.classification | Capacitação Profissional | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Impresso: 0034-9240 | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Eletrônico: 2357-8017 | pt_BR |
dc.subject.enap | capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject.enap | alta administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | administração pública | pt_BR |
dc.subject.enap | escola de governo | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidores públicos | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006 Vol.57,n.1 Ferrarezzi e Adelia.pdf | 192.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.