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dc.contributor.authorAmaral, Helena Kerr do-
dc.date.accessioned2014-09-22T17:41:41Z-
dc.date.available2014-09-22T17:41:41Z-
dc.date.issued2006-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1422-
dc.description.abstractEste artigo trata dos desafios de desenvolver as competências de servidores, de forma a melhorar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas no Brasil. Na primeira parte, apresenta as características da administração pública brasileira em três dimensões: o modelo de carreiras dos servidores, o tipo de federalismo do País e o ambiente sócio-econômico em que opera. Em seguida, analisa a nova política de desenvolvimento de pessoal (Decreto n°5.707/2006), que tem como foco a gestão por competências, e o papel da ENAP na formação e capacitação de dirigentes e servidores. Ao final, lança um desafio para a administração: a construção de um serviço público altamente capacitado e inovador, que atue dentro dos princípios da legalidade e da impessoalidade.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo trata de los retos de desarrollar las competencias de los servidores públicos, de forma a fortalecer la capacidad de gobierno en la gestión de las políticas públicas en Brasil. En la primera parte, se presentan los rasgos de la administración pública brasileña en tres dimensiones: el modelo de carrera de los servidores, el tipo de federalismo en Brasil y el ambiente socio-económico en que opera la administración. A continuación, analiza la nueva política de desarrollo de personal (Decreto 5.707/2006), que tiene como foco la gestión por competencias, y el rol de ENAP en la formación y capacitación de los directivos y servidores. Por fin, presenta un desafío a la administración: la construcción de un servicio público altamente capacitado e innovador, que actúe dentro de los principios de la legalidad y de la impersonalidad.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the challenges of developing the competencies of public servants in order to increase government capacity to manage public policies in Brazil. In the first part, it highlights the characteristics of the Brazilian public administration considering three dimensions: the public career framework, the Brazilian federalism, and the social and economic environment in which it operates. It then analyzes the new personnel development policy (Decree 5.707/2006), which focuses on the competency management, and the role ENAP plays in the capacity building and the training of public managers and servants. It concludes by posing a challenge for the public administration: to build a well trained and innovative public service acting in accordance with the principles of lawfulness and impersonality.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/211/216pt_BR
dc.subjectservidor públicopt_BR
dc.subjectcapacitaçãopt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.subjectgestão por competênciaspt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectinovaçãopt_BR
dc.subjectliderançapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileirapt_BR
dc.title.alternativeDesarrollo de competencias de servidores en la administración pública brasileñapt_BR
dc.title.alternativeDeveloping competencies of public servants in the Brazilian public administrationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 57, n. 4, p. 549-563pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationCapacitação Profissionalpt_BR
dc.description.classificationGestão de Pessoaspt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapgestão de pessoaspt_BR
dc.subject.enapgestão por competênciaspt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapescola de governopt_BR
dc.subject.enapinovaçãopt_BR
dc.subject.enapliderançapt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamentalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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