Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPassador, Cláudia Souza-
dc.contributor.authorLopes, José Eduardo Ferreira-
dc.date.accessioned2014-09-16T12:40:59Z-
dc.date.available2014-09-16T12:40:59Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1382-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central analisar a influência da localização da escola e da origem dos alunos (rural e urbano) na taxa de evasão, na taxa de aprovação/reprovação, no desempenho obtido no Ideb e na Prova Brasil. Para tanto, foram considerados os alunos do 5º ano (quarta série) do ensino fundamental das redes municipais e estaduais do Estado de São Paulo. A tipologia do IBGE para classificação das escolas em rurais e urbanas e o local de moradia dos alunos foram utilizados como forma de caracterizar o nível de ruralidade das escolas. O trabalho organiza um diagnóstico das políticas em andamento; aponta algumas diretrizes para o aperfeiçoamento das futuras intervenções na área específica de atuação governamental; e mostra que, em várias situações, o desempenho das escolas “rurais”, considerando os itens analisados, é inferior ao desempenho das escolas urbanaspt_BR
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo analizar la influencia de la localización de la escuela y el origen de los estudiantes (rural y urbana) en relación con la tasa de deserción escolar, la tasa de aprobado/reprobado en el rendimiento obtenido en el Ideb y la Prova Brasil, para los estudiantes del quinto año (cuarto grado) de la escuela primaria municipal y estadual perteneciente al Estado de São Paulo, teniendo en cuenta la tipología de la clasificación del IBGE de las escuelas en las zonas rurales y urbanas y el lugar de residencia de los estudiantes como una forma de caracterizar el nivel de las escuelas rurales. El trabajo organiza un diagnóstico de las políticas en curso, sugiere algunas pautas para mejorar las intervenciones futuras en esta área de acción del gobierno y muestra que, en muchos casos, el desempeño de las escuelas “rurales” teniendo en cuenta los elementos analizados, es menor que el rendimiento de las escuelas urbanaspt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the influence of the school location and origin of students (rural and urban) in the dropout rate, the rate of pass/fail performance obtained in IDEB and Prova Brasil, for students of the 5th year (fourth grade) elementary school of municipal and state of São Paulo, considering the typology to the IBGE classification of schools in rural and urban areas and the place of residence of the students as a way to characterize the level of rural schools. Work organized a diagnosis of ongoing policies; suggests some guidelines for the improvement of future interventions in this area of government action and, shows that in many situations, the performance of schools “rural” considering the items analyzed is lower than the performance of schools urbanpt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/426/422pt_BR
dc.subjectpolítica educacionalpt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectensino públicopt_BR
dc.subjectindicador de desempenhopt_BR
dc.subjectzona ruralpt_BR
dc.titleEducação do campo no Estado de São Paulo: análise do nível de ruralidade das escolas no desempenho escolarpt_BR
dc.title.alternativeEducación del campo en el Estado de Sao Paulo: análisis del nivel de ruralismo de las escuelas en el desempeño escolarpt_BR
dc.title.alternativeEducation in rural areas of the state of São Paulo/Brazil: analyzing the effects of rurality levels on school performancept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 1, p. 87-113pt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.classificationGestão Educacionalpt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enappolítica educacionalpt_BR
dc.subject.enapeducaçãopt_BR
dc.subject.enapensino públicopt_BR
dc.subject.enapindicador de desempenhopt_BR
dc.subject.enapzona ruralpt_BR
dc.educational.descriptionEste trabalho tem como objetivo central analisar a influência da localização da escola e da origem dos alunos (rural e urbano) na taxa de evasão, na taxa de aprovação/reprovação, no desempenho obtido no Ideb e na Prova Brasilpt_BR
dc.educational.description2Foram analisados os alunos do 5º ano (quarta série) do ensino fundamental das redes municipal e estadual do Estado de São Paulo. A tipologia do IBGE para classificação das escolas em rurais e urbanas e o local de moradia dos alunos foram utilizados como forma de caracterizar o nível de ruralidade das escolaspt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc)::Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 Vol.65, n.1 Passador e Lopes_.pdf796.03 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.