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dc.contributor.authorCunha, Rosani Evangelista da-
dc.date.accessioned2014-09-10T18:33:04Z-
dc.date.available2014-09-10T18:33:04Z-
dc.date.issued2004-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1341-
dc.description.abstractSe nos estados federais os mecanismos de cooperação e coordenação intergovernamental já são relevantes, no caso brasileiro eles ganham centralidade ainda maior. A Constituição Federal de 1988 agregou complexidade ao desenho federativo brasileiro, reconhecendo o município como ente federado. Esse processo foi acompanhado por intensa descentralização de políticas públicas, pelo fortalecimento do poder local e por mecanismos pouco coordenados de relação vertical e horizontal entre os entes federativos. Ao mesmo tempo, a ausência de políticas de desenvolvimento regional acentuou as desigualdades locais e regionais observadas historicamente no país. Diferentes experiências de consorciamento foram levadas a cabo por municípios no país e ainda hoje esse é um instrumento de larga utilização. De forma diversa, as iniciativas de cooperação entre estados são ainda incipientes. As limitações institucionais e jurídicas dos desenhos utilizados pelos municípios, no entanto, levaram à aprovação da Emenda Constitucional nº 19/98, que instituiu os consórcios públicos e a gestão associada de serviços públicos.pt_BR
dc.description.abstractSi en los Estados federales los mecanismos de cooperación y coordinación intergubernamental ya son relevantes, ellos adquieren aún más centralidad en el caso brasileño. La Constitución de la República de 1988 le agregó complejidad al diseño federativo brasileño, reconociendo el Municipio como ente federado. Ese proceso se acompañó de una intensa descentralización de políticas públicas, del fortalecimiento del poder local y de mecanismos poco coordinados de relación vertical y horizontal entre los entes federativos. Al mismo tiempo, la ausencia de políticas de desarrollo regional subrayó las desigualdades locales/regionales observadas históricamente en el país. Diferentes experiencias de consorcio han sido llevadas a cabo por Municipios en el país y éste todavía es un instrumento de amplia utilización. De forma diversa, las iniciativas de cooperación entre Estados todavía son incipientes. Las limitaciones institucionales y jurídicas de los diseños utilizados por los Municipios, sin embargo, condujeron a la aprobación de la Enmienda Constitucional nº 19/98, que instituyó los consorcios públicos y la gestión asociada de servicios públicos.pt_BR
dc.description.abstractIf in the Federal States the mechanisms of intergovernmental co-operation and coordination are already relevant, they become even more central in the Brazilian case. The Constitution of the Republic, of 1988, added complexity to the Brazilian federative design, recognising Municipalities as federate bodies. This process was accompanied by an intense decentralisation of public policies, by the reinforcement of local power and by poorly coordinated mechanisms of vertical and horizontal relationship among the federative bodies. At the same time, the absence of regional development policies underlined the country’s historically recorded local/regional inequalities. Different consortium experiences were carried out by Municipalities in the country and, to date, this instrument is widely used. Differently, co-operation initiatives among States are still incipient. The institutional and legal limitations of the design adopted by Municipalities led to the approval of a Constitutional Amendment – number 19/98 - which created the public consortia and the associated management of public utilities.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/249/254pt_BR
dc.subjectfederalismopt_BR
dc.subjectmunicípiopt_BR
dc.subjectrelação intergovernamentalpt_BR
dc.subjectconsórcio públicopt_BR
dc.titleFederalismo e relações intergovernamentais: os consórcios públicos como instrumento de cooperação federativapt_BR
dc.title.alternativeFederalismo y relaciones intergubernamentales: los consorcios públicos como instrumento de cooperación federativapt_BR
dc.title.alternativeFederalism and intergovernmental relations: public consortia as instruments of federative cooperationpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero padronizado: v. 55, n. 3 (2004) Revista do Serviço Público - RSP, ano 55, n. 3, p. 5-36pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationEstado e Governo. Governança. Governabilidadept_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enapforma de estadopt_BR
dc.subject.enaprelações intergovernamentaispt_BR
dc.subject.enapdesigualdade regionalpt_BR
dc.subject.enapconsórcio municipalpt_BR
dc.subject.enapconsórcio públicopt_BR
dc.subject.enapadministração municipalpt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamentalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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