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dc.contributor.authorHenríquez, Haydée Ochoa-
dc.date.accessioned2014-09-04T11:35:54Z-
dc.date.available2014-09-04T11:35:54Z-
dc.date.issued2003-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1314-
dc.description.abstractA fines de los ’80, el Estado venezolano inició una descentralización político-territorial produciendo cambios en las gobernaciones, instancias receptoras de competencias en este proceso, las cuales realizan reformas a través de la estrategia selectiva, incorporando algunas de la propuestas de la nueva gestión pública. Este trabajo explora estas reformas. Se observan: diferencias entre los servicios sociales y los relacionados directamente con la economía; privatización de éstos; traspaso a la sociedad civil de algunos servicios sociales, creación de entes descentralizados; automatización de procesos; flexibilización laboral; iniciativas con lento avance en rendición de cuentas por resultados y capacitación para una nueva cultura administrativa. En conclusión: la tendencia es a la conformación de una gestión pública eficiente sobre la base de la reducción del aparato estatal, de costos sociales, así como de costos y conflictos laborales y escasa incorporación de las propuestas de participación que permiten profundizar la democracia y promover el bienestar social.pt_BR
dc.description.abstractAo final dos anos 80, o Estado venezuelano iniciou uma descentralização políticoterritorial, produzindo trasformações nos governos, instâncias receptoras das competências nesse processo. Os governos realizam reformas por meio de estrategia seletiva, incorporando algumas das propostas da nova gestão pública. Este trabalho explora essas reformas. Observam-se: diferenças entre os serviços sociais e os relacionados diretamente com a economia; privatização desses serviços; transferência à sociedade civil de alguns serviços sociais, criação de entes descentralizados; automação de processos; flexibilazação laboral; iniciativas com lento avanço na prestação de contas por resultados e capacitação para nova cultura administrativa. Em conclusão: a tendência é a conformação da gestão pública eficiente sobre a base da redução da burocracia estadual, de custos sociais, assim como de custos e conflitos laborais e escassa incorporação das propostas de participação que permitem consolidar a democracia e promover o bem-estar social.pt_BR
dc.description.abstractBy the end of the 80’s, the Venezuelan State initiated a territorial-political process of decentralization that led to changes in state governances. These state governances dependencies are the ones responsible for conducting reforms throughout selective strategy which incorporates some of the proposals made by the new public management. This article explores such reforms in terms of eight issues: differences between social services and those related to economy; privatization of such services; transfer of some social services to civil society; creation of decentralized agencies; automation of procedures; labor flexibility; initiatives with slow advance of reports based on results; and training in a new administrative culture. The article concludes that there is a trend to create an efficient public management on the basis of reduction of state bureaucracy, social costs as well as costs, labor conflicts and scarce participation of proposals leading to consolidate democracy and to promote social wellbeing.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Espanhol:español:espt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/263/268pt_BR
dc.subjectgestão públicapt_BR
dc.subjectgovernançapt_BR
dc.subjectadministraçãopt_BR
dc.subjectbem estar socialpt_BR
dc.subjectreforma administrativapt_BR
dc.subjectVenezuelapt_BR
dc.titleGobernaciones y nueva gestión pública en Venezuelapt_BR
dc.title.alternativeGovernanças e Nova Gestão Pública na Venezuelapt_BR
dc.title.alternativeGovernances and New Public Management in Venezuelapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero padronizado: v. 54, n. 1 (2003) Revista do Serviço Público - RSP, ano 54, n. 1, p. 79-98pt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapgovernançapt_BR
dc.subject.enapbem estar socialpt_BR
dc.subject.enapreforma administrativapt_BR
dc.educational.descriptionExplorar a presença do paradigma da Nova Gestão Pública na reforma administrativa realizada por governos da Venezuela.pt_BR
dc.educational.description2A metodologia utilizada foi o de comparar as principais tendências e propostas para uma nova gestão pública.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamentalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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