Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1282
Title: Curso gestão do conhecimento: teoria e boas práticas
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Batista, Fábio Ferreira
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Apresentação/Slides
Curso Completo
Programa de Curso
metadata.dc.description.physical: Programa de curso: 7 p.
Cinco apresentações em slides
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão do Conhecimento
Abstract: Módulo 1: O que é gestão do conhecimento na administração pública? Dado. Informação. Conhecimento. Economia do Conhecimento. Administração pública. GC na administração pública. Componentes do Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira. Relação entre GC e gestão estratégica. Viabilizadores da GC. Processo de GC. Ciclo KDCA. Módulo 2: Por que gestão do conhecimento na administração pública? A importância da GC. Razões para implementar GC na administração pública. Benefícios da GC para o indivíduo, equipes, organização e sociedade. Módulo 3: Práticas de gestão do conhecimento. Práticas de relacionadas principalmente aos aspectos de gestão de recursos humanos que facilitam a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento. Práticas ligadas primariamente à estruturação dos processos organizacionais que funcionam como facilitadores da geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional. Práticas cujo foco central é a base tecnológica e funcional que serve de suporte à gestão do conhecimento organizacional, incluindo automação da gestão da informação, aplicativos e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para captura, difusão e colaboração. Módulo 4: Como implementar gestão do conhecimento na administração pública? Resultados esperados da implementação da GC. O papel a ser desempenho pelas áreas responsáveis por gestão de pessoas; gestão da informação e documentação; gestão da tecnologia da informação e comunicações; planejamento estratégico; gerenciamento de projetos e gestão de processos na implementação da GC na organização. Ciclo Operacional de GC. Principais barreiras e facilitadores à implementação da GC nas organizações públicas. Iniciativas de GC. Passos para elaborar e implementar o plano de gestão do conhecimento. Estudos de caso: Superintendência de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (SAR/ANAC); Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG/MG); Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Keywords: gestão de recursos humanos;  disseminação;  informação;  compartilhamento de informação;  disseminação do conhecimento;  gestão da informação;  TI;  gestão do conhecimento
Target: Ao final da disciplina, o participante deverá ser capaz de: 1. Compreender a importância do conhecimento, da gestão do conhecimento e da inovação na Economia do Conhecimento (Knowledge-Based Economy); 2. Definir o que é gestão do conhecimento na administração pública; 3. Justificar a importância da gestão do conhecimento para órgãos e entidades da administração pública; 4. Analisar casos de gestão do conhecimento em algumas organizações do executivo federal e estadual; 5. Identificar as principais barreiras e facilitadores à implementação da GC nas organizações públicas; 6. Elaborar um plano de gestão do conhecimento com foco em resultados; e 7. Identificar Políticas e práticas de gestão de pessoas importantes para o sucesso da implementação da GC.
Target Audience: O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras faz parte das estratégias para o desenvolvimento profissional dos integrantes de carreiras transversais e do ciclo de gestão do governo federal, a saber: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); Analistas de Planejamento e Orçamento (APO); Analistas de Finanças e Controle (AFC); Analistas de Comércio Exterior (ACE); Analistas e Especialistas de Infraestrutura (AIE e EIE) e Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS).
metadata.dc.educational.context: Programa de aperfeiçoamento para carreiras - 2014
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1282
Appears in Collections:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2014

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Programa - Gestão do Conhecimento Final.pdfPrograma do curso - Gestão do Conhecimento: teoria e boas práticas230,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apresentação - Fábio Batista - Visão Geral.pdfApresentação - Fábio Batista - Visão Geral631,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apresentação - Fábio Batista - Módulo 1.pdfApresentação - Fábio Batista - Módulo 1405,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apresentação - Fábio Batista - Módulo 2.pdfApresentação - Fábio Batista - Módulo 2702,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apresentação - Fábio Batista - Módulo 3.pdfApresentação - Fábio Batista - Módulo 3685,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Apresentação - Fábio Batista - Módulo 4.pdfApresentação - Fábio Batista - Módulo 42,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.