Título: Curso gestão do conhecimento: teoria e boas práticas
Autor(es): Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Batista, Fábio Ferreira
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Curso Completo
Programa de Curso
Extensão/Indicação de Série: Programa de curso: 7 p.
Cinco apresentações em slides
Data: 2014
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão do Conhecimento
Resumo: Módulo 1: O que é gestão do conhecimento na administração pública? Dado. Informação. Conhecimento. Economia do Conhecimento. Administração pública. GC na administração pública. Componentes do Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira. Relação entre GC e gestão estratégica. Viabilizadores da GC. Processo de GC. Ciclo KDCA. Módulo 2: Por que gestão do conhecimento na administração pública? A importância da GC. Razões para implementar GC na administração pública. Benefícios da GC para o indivíduo, equipes, organização e sociedade. Módulo 3: Práticas de gestão do conhecimento. Práticas de relacionadas principalmente aos aspectos de gestão de recursos humanos que facilitam a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento. Práticas ligadas primariamente à estruturação dos processos organizacionais que funcionam como facilitadores da geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional. Práticas cujo foco central é a base tecnológica e funcional que serve de suporte à gestão do conhecimento organizacional, incluindo automação da gestão da informação, aplicativos e ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) para captura, difusão e colaboração. Módulo 4: Como implementar gestão do conhecimento na administração pública? Resultados esperados da implementação da GC. O papel a ser desempenho pelas áreas responsáveis por gestão de pessoas; gestão da informação e documentação; gestão da tecnologia da informação e comunicações; planejamento estratégico; gerenciamento de projetos e gestão de processos na implementação da GC na organização. Ciclo Operacional de GC. Principais barreiras e facilitadores à implementação da GC nas organizações públicas. Iniciativas de GC. Passos para elaborar e implementar o plano de gestão do conhecimento. Estudos de caso: Superintendência de Aeronavegabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (SAR/ANAC); Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG/MG); Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG); Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
Palavras-chave: gestão de recursos humanos;  disseminação;  informação;  compartilhamento de informação;  disseminação do conhecimento;  gestão da informação;  TI;  gestão do conhecimento
Objetivo: Ao final da disciplina, o participante deverá ser capaz de: 1. Compreender a importância do conhecimento, da gestão do conhecimento e da inovação na Economia do Conhecimento (Knowledge-Based Economy); 2. Definir o que é gestão do conhecimento na administração pública; 3. Justificar a importância da gestão do conhecimento para órgãos e entidades da administração pública; 4. Analisar casos de gestão do conhecimento em algumas organizações do executivo federal e estadual; 5. Identificar as principais barreiras e facilitadores à implementação da GC nas organizações públicas; 6. Elaborar um plano de gestão do conhecimento com foco em resultados; e 7. Identificar Políticas e práticas de gestão de pessoas importantes para o sucesso da implementação da GC.
Público alvo: O Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras faz parte das estratégias para o desenvolvimento profissional dos integrantes de carreiras transversais e do ciclo de gestão do governo federal, a saber: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG); Analistas de Planejamento e Orçamento (APO); Analistas de Finanças e Controle (AFC); Analistas de Comércio Exterior (ACE); Analistas e Especialistas de Infraestrutura (AIE e EIE) e Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS).
Contexto de aprendizagem: Programa de aperfeiçoamento para carreiras - 2014
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1282
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2014
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