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dc.contributor.authorInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Brasil). Diretoria de Gestão e Planejamento-
dc.date.accessioned2014-04-29T12:34:05Z-
dc.date.available2014-04-29T12:34:05Z-
dc.date.issued2013-04-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1078-
dc.description.abstractFoi desenvolvido um modelo de monitoramento da operação logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sustentado na metodologia de mapeamento e gestão de riscos. Trata-se de metodologia importada para o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), tendo por objetivo precisar o impacto em cada atividade a ser executada antes, durante e depois do exame; garantir a integração e o monitoramento contínuo das metas na operação; validar os itens com os responsáveis, para que os mesmos sejam monitorados e, desses, sejam tirados os pontos de atenção que possam impactar as fases subsequentes. O resultado permitiu ao Inep ser o integrador do risco, ou seja, o risco é neutralizado, por meio das execuções, validações e certificações das atividades nas diversas fases; impôs ao Inep reorganizar o modelo da operação logística, segmentando por atores e áreas e, assim, ser o integrador logístico; e desenvolveu uma metodologia entre o Risk manager customizado, Simec Gestão de Processos e Simec Monitoramento Estratégico, consolidado por meio dos sistemas gerenciais: Mapa/Rotas/ECT/Bipt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.subjectOperação logísticapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectGestão de riscopt_BR
dc.subjectMonitoramentopt_BR
dc.titleEnem: da crise em 2009 ao novo modelo de monitoramento de processos e gestão de riscospt_BR
dc.typeRelato de Experiênciapt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalNúmero de páginas: 14 p.pt_BR
dc.description.classificationInovaçãopt_BR
dc.description.additionalIniciativa sob responsabilidade de Maria de Fátima Menezes Senapt_BR
dc.description.additionalÁrea temática: Melhoria dos processos de trabalhopt_BR
dc.subject.enapModelo de gestãopt_BR
dc.subject.enapGestão de riscopt_BR
dc.subject.enapEducaçãopt_BR
dc.subject.enapMonitoramentopt_BR
dc.subject.enapPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subject.enapGestão de processospt_BR
dc.educational.descriptionA iniciativa tem por objetivo precisar o impacto em cada atividade a ser executada antes, durante e depois do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); garantir a integração e o monitoramento contínuo das metas na operação; validar os itens com os responsáveis, para que os mesmos sejam monitorados e, desses, sejam tirados os pontos de atenção que possam impactar as fases subsequentespt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicos em geralpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).pt_BR
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2011 a 2015 (16ª a 20ª edição)


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