Enem: da crise em 2009 ao novo modelo de monitoramento de processos e gestão de riscos
Título: | Enem: da crise em 2009 ao novo modelo de monitoramento de processos e gestão de riscos |
Autor(es): | Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Brasil). Diretoria de Gestão e Planejamento |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Relato de Experiência |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 14 p. |
Data: | 29-Abr-2013 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Inovação |
Resumo: | Foi desenvolvido um modelo de monitoramento da operação logística do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sustentado na metodologia de mapeamento e gestão de riscos. Trata-se de metodologia importada para o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec), tendo por objetivo precisar o impacto em cada atividade a ser executada antes, durante e depois do exame; garantir a integração e o monitoramento contínuo das metas na operação; validar os itens com os responsáveis, para que os mesmos sejam monitorados e, desses, sejam tirados os pontos de atenção que possam impactar as fases subsequentes. O resultado permitiu ao Inep ser o integrador do risco, ou seja, o risco é neutralizado, por meio das execuções, validações e certificações das atividades nas diversas fases; impôs ao Inep reorganizar o modelo da operação logística, segmentando por atores e áreas e, assim, ser o integrador logístico; e desenvolveu uma metodologia entre o Risk manager customizado, Simec Gestão de Processos e Simec Monitoramento Estratégico, consolidado por meio dos sistemas gerenciais: Mapa/Rotas/ECT/Bi |
Palavras-chave: | Operação logística; Exame Nacional do Ensino Médio; Gestão de risco; Monitoramento |
Objetivo: | A iniciativa tem por objetivo precisar o impacto em cada atividade a ser executada antes, durante e depois do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); garantir a integração e o monitoramento contínuo das metas na operação; validar os itens com os responsáveis, para que os mesmos sejam monitorados e, desses, sejam tirados os pontos de atenção que possam impactar as fases subsequentes |
Público alvo: | Servidores públicos em geral |
Observações/Notas: | Iniciativa sob responsabilidade de Maria de Fátima Menezes Sena Área temática: Melhoria dos processos de trabalho |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1078 |
Aparece nas coleções: | Concurso Inovação: de 2011 a 2015 (16ª a 20ª edição) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Enem – Da crise em 2009 ao novo modelo de monitoramento de processos e gestão de riscos.pdf | 593.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.