Título: Ciências comportamentais aplicadas a políticas públicas da Previdência Complementar dos entes Federativos do Brasil.
Autor(es): LUZ, Rodrigo Ribeiro
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Tese
Extensão/Indicação de Série: 206 p.
Data: 2025
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: Esse trabalho analisa como as ciências comportamentais podem melhorar o desenho e a efetividade das políticas públicas do regime de previdência complementar dos entes federativos no Brasil. A pesquisa foi estruturada em cinco seções e utilizou métodos e ferramentas nacionais e internacionais da área de ciências comportamentais para mapear, analisar e testar a aplicação de insights em políticas previdenciárias. Na primeira seção, são apresentados o problema de pesquisa, os objetivos, o contexto e a metodologia. A segunda reúne o referencial teórico, com revisão bibliográfica e discussão sobre o uso de ciências comportamentais em políticas públicas. A terceira propõe um guia prático para aplicação em desafios concretos da previdência complementar dos entes federativos. Na quarta seção é apresentado um experimento voltado a avaliar os efeitos de intervenções comportamentais na escolha do perfil de investimento dos participantes de um fundo de pensão. Por fim, a quinta seção traz as considerações finais, com destaque para os principais achados. Entre os resultados encontrados, destaca-se o mapeamento de pontos de alavancagem no sistema de previdência complementar, que oferecem oportunidades para aplicação de intervenções comportamentais. Outro achado relevante foi a eficácia do uso da escolha-padrão para lidar com problemas comuns enfrentados por participantes de fundos de pensão. A principal conclusão é que as ciências comportamentais, quando utilizadas como lente analítica, têm grande potencial para aprimorar políticas públicas de previdência complementar, independentemente do nível de atuação ou da etapa do ciclo de políticas públicas em que os insights comportamentais são aplicados.
Palavras-chave: Ciências comportamentais;  Previdência social;  Políticas Públicas;  Brasil;  Regime de Previdência Complementar
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/9421
Aparece nas coleções:Doutorado Enap
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rodrigo Ribeiro da Luz - Tese.pdf4.72 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.