Título: Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços
Autor(es): Cleaver, Ana Julieta Teodoro (Conteudista, 2020)
Garcia, Izabel da Silva Rodrigues (Conteudista, 2020)
Sampaio, Lara Menezes Bezerra (Conteudista, 2020)
Roncaratti, Luanna Sant’Anna (Conteudista, 2020)
Castro, Maria Soledad Maroca de (Conteudista, 2020)
Contribuidor: Takeda, Haruo Silva (Coordenação Web, 2020)
Silva, Ludmila Bravim da (Revisão de texto, 2020)
Silva, Fabricia Kelly Alves Ramos da (Implementação Articulate, 2020)
Scaff, Karen Evelyn (Direção e produção gráfica, 2020)
Garcia, Yan Almeida (Implementação Moodle, 2020)
Albim, Vanessa Mubarak (Diagramação, 2020)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://www.escolavirtual.gov.br/
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Curso Completo
Extensão/Indicação de Série: Módulo 1 – A pesquisa com usuários de serviços públicos: conceitos fundamentais, 32 p.
Módulo 2 – O desenho da pesquisa, 33 p.
Módulo 3 – O trabalho de campo, 55 p.
Módulo 4 – Consolidação dos achados, 27 p.
Data: 2020
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Pública
Governo e Transformação Digital
Inovação
Resumo: O curso Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços foi desenvolvido em 2020 pela Enap em parceria com a secretaria de Governo Digital/Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/ME. O curso abordará a pesquisa com usuários, tendo em vista que é a melhor maneira de descobrir qual é a experiência e a expectativa das pessoas que realmente utilizam (ou utilizarão) determinado produto ou serviço, de forma a obter insights para projetá-lo ou aprimorá-lo. Dessa forma, o curso apresentará a pesquisa sobre a experiência dos usuários no contexto de transformação digital de serviços públicos, a fim de evidenciar a melhoraria da experiência do cidadão com os serviços.
Palavras-chave: transformação digital;  serviço público;  análise de dados
Objetivo: O objetivo do curso é apresentar conceitos e procedimentos sobre pesquisa com usuários, por meio da experiência acumulada pelo Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia (DEUXS/SGD/ME). Antes de alcançar o objetivo geral, habilidades anteriores precisam ser adquiridas gradativamente. Por esse motivo, os objetivos específicos descritos abaixo também devem ser atingidos ao longo do curso! Ao final deste curso, espera-se que o público seja capaz de: Reconhecer a importância da experiência do usuário na prestação dos serviços públicos. Identificar a experiência do usuário no contexto de transformação digital do Governo Federal. Citar a experiência dos usuários com os serviços públicos. Especificar as fases do design thinking utilizadas na construção da experiência do usuário. Identificar os principais conceitos sobre a realização da pesquisa com usuários de serviços públicos. Definir conceitos sobre pesquisa com usuários de serviços públicos. Reconhecer a importância do plano de trabalho para a pesquisa com usuários de serviços públicos. Identificar a preparação para a coleta de dados da pesquisa com usuários de serviços públicos. Reconhecer os diferentes métodos e técnicas de pesquisa, de modo a obter resultados mais profundos. Identificar os preceitos da análise heurística. Aplicar questões práticas de pesquisa. Executar o processamento das informações de campo. Apresentar de forma sistemática os dados coletados em uma pesquisa.
Público alvo: O curso Pesquisa com usuários: como ouvir cidadãos e empresas para melhorar seus serviços destina-se às pessoas que trabalham com a temática "pesquisa com usuários".
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8035
Aparece nas coleções:Escola Virtual: Governo e Transformação Digital


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.