Políticas nacionais de assistência estudantil: benchmarking de universidades e institutos federais de educação
Título: | Políticas nacionais de assistência estudantil: benchmarking de universidades e institutos federais de educação |
Autor(es): | Reis, Breno Salomon Adamczyk, Willian Boschetti |
Contribuidor: | Evidência Express (EvEx) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Universidade de Brasília (UnB) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Apostila Folders/Cartilhas |
Extensão/Indicação de Série: | 27 páginas |
Data: | Out-2021 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência Políticas Públicas |
Resumo: | Este relatório apresenta os resultados de uma investigação qualitativa sobre a estrutura e operacionalização dos programas de assistência estudantil em quatro instituições federais de ensino superior. Especificamente, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Essas quatro instituições representam a diversidade regional brasileira e, considerando sua quantidade de alunos, são representativas do contexto social local. |
Palavras-chave: | educação; políticas públicas; vulnerabilidade social; pesquisa |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Observações/Notas: | Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7049 |
Aparece nas coleções: | Evidência Express (EvEx) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021.10.15 - Políticas nacionais de assistência estudantil - P1 - rev. 23-05-22.pdf | Políticas nacionais de assistência estudantil | 3.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.