Trilhas de aprendizagem como estratégia de desenvolvimento: percepção dos gestores de uma empresa pública federal
Título: | Trilhas de aprendizagem como estratégia de desenvolvimento: percepção dos gestores de uma empresa pública federal |
Autor(es): | Sousa, Amanda Karla Brito de |
Contribuidor: | Lopes, André Vaz (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 26 páginas |
Data: | 2021 |
Detentor dos direitos autorais: | Amanda Karla Brito de Sousa |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão de Pessoas Inovação |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de compreender a percepção dos gestores relativa às ações propostas para o desenvolvimento das competências de liderança sob a estratégia de trilhas de aprendizagem numa empresa pública federal. De forma concreta, pretende-se obter um levantamento diagnóstico que possibilite a avaliação desse programa de aperfeiçoamento e qualificação de pessoas na Companhia Nacional de Abastecimento - Conab. A pesquisa foi realizada a partir da análise documental, bibliográfica e aplicação de questionário online para coleta dos dados. Os resultados obtidos sugerem que embora boa parte dos gestores respondentes não reconheçam o conceito formal de trilhas de aprendizagem, suas escolhas e práticas educativas são orientadas pelas diretrizes e fundamentos desse modelo. Por fim, na perspectiva teórica, este trabalho tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a temática da gestão por competências e da aprendizagem organizacional na administração pública federal. |
Palavras-chave: | gestão por competências; aprendizagem; capacitação e desenvolvimento; trilhas de aprendizagem; Companhia Nacional de Abastecimento |
Objetivo: | Artigo apresentado ao curso de MBA em Pessoas, Inovação e Resultados, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Pessoas, Inovação e Resultados. |
Público alvo: | Interessados em Pessoas, Inovação e Resultados. |
Contexto de aprendizagem: | Carga Horária - 360 horas. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6609 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Versão final - Amanda Sousa.docx (2).pdf | Arquivo Principal | 321.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.