Título: Implementar ferramentas da abordagem comportamental no processo de construção dos planos de acompanhamento familiar do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Autor(es): Castro, Vânia Maria Vasconcelos de
Contribuidor: Horta, Ricardo (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 30 páginas
Data: Set-2019
Detentor dos direitos autorais: Vânia Maria Vasconcelos de Castro
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Excelência na Entrega de Serviços
Políticas Sociais
Resumo: Aspectos da Economia Comportamental como suporte aos serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), especificamente, direcionados às famílias e aos indivíduos em acompanhamento familiar será o eixo central para responder à questão-problema do presente projeto de intervenção: Como melhorar a adesão das famílias aos Planos de Acompanhamento Familiar (PAF) acompanhadas pelos serviços ofertados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)? A relevância desse projeto de intervenção se dá pela necessidade de implementar novas abordagens que promovam a melhoria no entendimento e na tomada de decisão tanto por parte dos profissionais como das famílias possibilitando a diminuição dos absenteísmos e das desistências no cumprimento de seus planos. Este projeto de intervenção tem como fundamento a natureza de uma pesquisa qualitativa e o foco será a aplicação das técnicas da abordagem comportamental, de forma expositiva conceitual-reflexiva, o que se configura como um tipo de pesquisa experimental. Sendo experimental, será aplicada e dialogada com os profissionais de referência dos Serviços de Proteção e de Atendimento Integral à Família (PAIF) executado pelos CRAS que por sua vez são os responsáveis por elaborar em conjunto com as famílias os Planos de Acompanhamento Familiar. Dos resultados esperados pretende-se alterar a lógica das abordagens hegemônicas existentes na modalidade de acompanhamento familiar para uma abordagem mais sistêmica e humanista que leve em consideração os meios, os processos decisórios e de escolhas dos indivíduos como também dos profissionais responsáveis pela elaboração técnica desses planos e que possam desencadear processos reflexivos e construtivos de suas atuações profissionais.
Palavras-chave: Sistema Único de Assistência Social (SUAS);  inclusão social;  economia comportamental;  serviço social;  acompanhamento familiar
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Público alvo: Especialistas e interessados em Desenvolvimento Local e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Contexto de aprendizagem: 408 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5033
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANIA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO.docxartigo principal1.47 MBMicrosoft Word XML Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.