Controladoria na Escola
Título: | Controladoria na Escola |
Autor(es): | Controladoria Geral do Distrito Federal Governo do Distrito Federal |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Relato de Experiência |
Extensão/Indicação de Série: | 29 p. |
Data: | Jun-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Fiscalização e Controle Gestão Pública Inovação Metodologias de Aprendizagem |
Resumo: | Antes do projeto, não predominava interesse dos estudantes em participar da gestão pública. O projeto almeja criar um ambiente de competição saudável em que escolas e comunidade de seu entorno desempenhem atividades de cidadania ativa e de controle social. Com a competição, as escolas ganham pontos a cada atividade cidadã e ao final do projeto as dez mais pontuadas recebem um prêmio. Entre as atividades cívicas mencionadas, há a oportunidade de o próprio aluno auditaro equipamento público de educação. Utilizando um aplicativo de celular (desenvolvido em parceria com o M.I.T), o estudante avalia a qualidade de toda a escola, esses dados são compilados identificando o seu problema principal. Em seguida, as causas desse problema são levantadas e um miniprojeto de governança comunitário é proposto para neutralizá-las. Houve oitenta iniciativas em 2017. As escolas também participam de atividades artísticas e culturais que discutem conceitos de participação e controle social. |
Palavras-chave: | inovação; educação; controle social; cidadania organizacional; participação popular |
Objetivo: | Objetivos da iniciativa • fomentar a cidadania ativa de estudantes e professores; • disseminar conhecimentos e práticas de participação e controle social; • gerar reflexão e ação sobre problemas passíveis de resolução por parte da própria comunidade, por meio da identificação de suas causas e proposição de soluções de governança comunitária; • reforçar valores éticos individuais, promovendo a consciência e zelo sobre o bem público; • avaliar a qualidade do serviço público de educação prestado pelo Estado; • compreender o funcionamento da política pública de educação (seu processo decisório, seu financiamento, direitos e deveres da comunidade em relação à escola); • empoderar a comunidade para que a atividade de controle social seja contínua e replicável, mesmo após o término do projeto, gerando melhoria contínua; • fornecer aos gestores públicos de educação informações da ponta para subsidiar seu processo decisório, apresentar aos estudantes e à comunidade os instrumentos de controle social e de avaliação de política pública; • ampliar os mecanismos de participação social no Distrito Federal. |
Público alvo: | Servidores públicos em geral. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Observações/Notas: | Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Henrique Moares Ziller, Controlador-geral. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4138 |
Aparece nas coleções: | Concurso Inovação: de 2016 a 2021 (21ª a 25ª edição) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Controladoria na Escola.pdf | 4.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.