Title: Controladoria na Escola
Authors: Controladoria Geral do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: 29 p.
Issue Date: Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Fiscalização e Controle
Gestão Pública
Inovação
Metodologias de Aprendizagem
Abstract: Antes do projeto, não predominava interesse dos estudantes em participar da gestão pública. O projeto almeja criar um ambiente de competição saudável em que escolas e comunidade de seu entorno desempenhem atividades de cidadania ativa e de controle social. Com a competição, as escolas ganham pontos a cada atividade cidadã e ao final do projeto as dez mais pontuadas recebem um prêmio. Entre as atividades cívicas mencionadas, há a oportunidade de o próprio aluno auditaro equipamento público de educação. Utilizando um aplicativo de celular (desenvolvido em parceria com o M.I.T), o estudante avalia a qualidade de toda a escola, esses dados são compilados identificando o seu problema principal. Em seguida, as causas desse problema são levantadas e um miniprojeto de governança comunitário é proposto para neutralizá-las. Houve oitenta iniciativas em 2017. As escolas também participam de atividades artísticas e culturais que discutem conceitos de participação e controle social.
Keywords: inovação;  educação;  controle social;  cidadania organizacional;  participação popular
Target: Objetivos da iniciativa • fomentar a cidadania ativa de estudantes e professores; • disseminar conhecimentos e práticas de participação e controle social; • gerar reflexão e ação sobre problemas passíveis de resolução por parte da própria comunidade, por meio da identificação de suas causas e proposição de soluções de governança comunitária; • reforçar valores éticos individuais, promovendo a consciência e zelo sobre o bem público; • avaliar a qualidade do serviço público de educação prestado pelo Estado; • compreender o funcionamento da política pública de educação (seu processo decisório, seu financiamento, direitos e deveres da comunidade em relação à escola); • empoderar a comunidade para que a atividade de controle social seja contínua e replicável, mesmo após o término do projeto, gerando melhoria contínua; • fornecer aos gestores públicos de educação informações da ponta para subsidiar seu processo decisório, apresentar aos estudantes e à comunidade os instrumentos de controle social e de avaliação de política pública; • ampliar os mecanismos de participação social no Distrito Federal.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Henrique Moares Ziller, Controlador-geral. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em processos organizacionais, serviços ou políticas públicas no Poder Executivo estadual/distrital
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4138
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Controladoria na Escola.pdf4.92 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.