Título: A coordenação em crises hídricas: sala de crise do São Francisco
Autor(es): Mendonça, Bruna Craveiro de Sá e
Nogueira, Jorge Madeira (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Instituto Serzedello Corrêa (ISC)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Extensão/Indicação de Série: 34 páginas
Data: Abr-2019
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Políticas de Infraestrutura
Resumo: Na busca por respostas para crises hídricas recentes no Brasil, uma nova estrutura de coordenação foi estabelecida para a gestão dos recursos hídricos. Trata-se da Sala de Crise, que reúne atores relevantes, propiciando a troca de informações e a construção de soluções compartilhadas para aumentar a segurança hídrica em uma bacia. O objetivo deste trabalho é analisar o efeito da Sala de Crise para a governança regulatória da Agência Nacional de Águas (ANA). Isso foi feito por meio da apresentação de conceitos relacionados à governança e à coordenação de forma ampla e na gestão de recursos hídricos, especificamente, com foco em situações de criticidade hídrica. Em seguida, apresentou-se o estudo de caso da Sala de Crise do São Francisco como uma estrutura de coordenação para a gestão da crise hídrica. Procedeu-se, então, a análise dos efeitos dessa estrutura para a governança regulatória da ANA. Verificou-se que a Sala de Crise contribuiu positivamente para a qualidade e a capacidade regulatórias, reforçando aspectos relacionados à participação e à transparência do processo decisório, despontando, assim, como um relevante modelo para gestão de crises hídricas.
Palavras-chave: crise hídrica;  governança;  regulação;  gestão de crise;  infraestrutura;  agência reguladora
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em governança e controle da regulação em infraestrutura
Contexto de aprendizagem: 363 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
Observações/Notas: Especialização em Governança e Controle da Regulação em Infraestrutura, 1ª edição.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4095
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Craveiro de Sá e Mendonça.pdfartigo principal1.34 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.