A redução do imposto sobre importação e a absorção de novas tecnologias pelo setor automotivo
Título: | A redução do imposto sobre importação e a absorção de novas tecnologias pelo setor automotivo |
Autor(es): | Ribeiro, Bruno de Almeida |
Contribuidor: | Silva, Rutelly Marques da (Orientador) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Monografia/TCC |
Extensão/Indicação de Série: | 49 p. |
Data: | 6-Mai-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Bruno de Almeida Ribeiro |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Políticas de Infraestrutura Políticas Públicas |
Resumo: | O Regime de Autopeças Não Produzidas, fruto do “Acordo sobre a Política Automotiva Comum entre a Argentina e o Brasil”, foi criado com objetivo de desenvolver o setor automotivo, estimular o adensamento da cadeia produtiva de autopeças e incentivar a absorção de novas tecnologias aos veículos produzidos no Brasil. O programa foi criado sem o estabelecimento de metas e indicadores de desempenho de forma que se possa monitorá-lo e avaliá-lo. Esse trabalho, com vistas a contribuir para sanar essa lacuna, buscou uma forma de avaliar se o Regime está contribuindo para a absorção de novas tecnologias pelos veículos produzidos no Brasil. Foram encontradas evidências de que o Regime está contribuindo para que os veículos produzidos no Brasil incorporem as transmissões automáticas e centrais multimídias, o que sinaliza que está alcançando, ainda que parcialmente, um dos seus objetivos. Todavia, é importante a criação de um sistema de monitoramento do Regime, com definição de metas e indicadores de desempenho para a sua adequada e necessária avaliação. |
Palavras-chave: | infraestrutura; políticas públicas; imposto sobre importação; avaliação; acordo comercial |
Objetivo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura. |
Público alvo: | Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura. |
Contexto de aprendizagem: | 360 horas |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3994 |
Aparece nas coleções: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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BRUNO DE ALMEIDA RIBEIRO.pdf | artigo principal | 781.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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