Title: A redução do imposto sobre importação e a absorção de novas tecnologias pelo setor automotivo
Authors: Ribeiro, Bruno de Almeida
metadata.dc.contributor.other: Silva, Rutelly Marques da (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 49 p.
Issue Date: 6-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Bruno de Almeida Ribeiro
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Políticas Públicas
Abstract: O Regime de Autopeças Não Produzidas, fruto do “Acordo sobre a Política Automotiva Comum entre a Argentina e o Brasil”, foi criado com objetivo de desenvolver o setor automotivo, estimular o adensamento da cadeia produtiva de autopeças e incentivar a absorção de novas tecnologias aos veículos produzidos no Brasil. O programa foi criado sem o estabelecimento de metas e indicadores de desempenho de forma que se possa monitorá-lo e avaliá-lo. Esse trabalho, com vistas a contribuir para sanar essa lacuna, buscou uma forma de avaliar se o Regime está contribuindo para a absorção de novas tecnologias pelos veículos produzidos no Brasil. Foram encontradas evidências de que o Regime está contribuindo para que os veículos produzidos no Brasil incorporem as transmissões automáticas e centrais multimídias, o que sinaliza que está alcançando, ainda que parcialmente, um dos seus objetivos. Todavia, é importante a criação de um sistema de monitoramento do Regime, com definição de metas e indicadores de desempenho para a sua adequada e necessária avaliação.
Keywords: infraestrutura;  políticas públicas;  imposto sobre importação;  avaliação;  acordo comercial
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Target Audience: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3994
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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