Título: Ecologia urbana: o planejamento e o ambiente alterado das cidades
Autor(es): Cavalheiro, Felisberto
Andrade, Luciana Studart Lins de A.
Cardoso, Mônica Aires
Editor: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público, ano 40 v.111, n. 4, p. 109-112
Número padronizado: v. 40, n. 4 (1983)
Data: Out-1983
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Políticas Públicas
Resumo: 0 tema ecologia urbana é, na verdade, bastante recente. A tendência sempre foi a de se pesquisar os fatores componentes do complexo paisagem em ambientes naturais, podendo-se mesmo afirmar que pesquisadores das bio e geociências tendem a evitar as cidades, já que elas não se enquadram no esquema idealístico das ciências naturais, pois, no geral, seriam nocivas à vida. Já pesquisadores de ciências humanas evitam relacionar o homem em seu ambiente, pois vêem nisso resquícios do determinismo que procura explicar o comportamento do ser humano em função do ambiente em que vive. Somos levados a crer que a lacuna existente em pesquisa, no que se refere aos fatores naturais componentes do ambiente urbano, entre outras razões, deve-se às hipóteses que relatamos. Urge que essa deficiência comece a ser sanada o quanto antes, já que, segundo prognósticos, 50% da população mundial viverá em cidades com mais de vinte mil habitantes no ano de 1990, enquanto que em 1960 essa relação era de 30% (Recchini, 1969).
Palavras-chave: urbanização;  ecologia;  recursos naturais;  planejamento urbano;  desenvolvimento sustentável
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3735
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1983 RSP ano40 v111 n4 Out-Dez p.109-112.pdf1983 RSP ano40 v111 n4 Out-Dez p.109-1121.55 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.