Título: Implementação de Políticas Públicas
Autor(es): Pires, Roberto Rocha Coelho
Lotta, Gabriela Spanghero
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Programa
Extensão/Indicação de Série: Programa: 7p; Aula 1: 14p; Aula 2: 22p; Aula 3: 15p; Aulas 4,5, 9 e 10: 46p; Aulas 6 e 7: 11p; Aula 8: 18p.
Data: Ago-2018
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Resumo: Políticas públicas e o problema da implementação. Modelos de análise aplicados à implementação de políticas públicas; Desafios da implementação de políticas públicas; A abordagem dos arranjos político-institucionais; Articulação e coordenação intra e intergovernamental: interações entre atores governamentais e não-governamentais em políticas públicas; estrutura federativa, articulação e coordenação intra e intergovernamental, coordenação intersetorial; redes de Políticas Públicas; governança.
Palavras-chave: políticas públicas;  implementação;  arranjos institucionais;  relações intergovernamentais;  governança
Objetivo: Conduzir o participante a compreender a constituição e as implicações dos processos de implementação de políticas públicas em ambientes institucionais complexos (envolvendo relações federativas, participação social, parcerias público-privadas, controle interno e externo, relações com os Poderes Legislativo e Judiciário). Por meio de discussões das principais abordagens teóricas para pensar os processos de implementação e seus atores (arranjos institucionais, agentes de linha de frente e modelos híbridos) e também da reflexão dos casos concretos, busca-se compreender as consequências - positivas e negativas - de processos de implementação e da atuação de agentes governamentais sobre os públicos atendidos pelas políticas e serviços públicos, além dos desafios colocados para a gestão pública.
Público alvo: O programa atende, preferencialmente, aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS) e Analistas em Tecnologia da Informação (ATI).
Contexto de aprendizagem: Aulas expositivas (baseadas em textos teóricos e em casos exemplares de aplicação), seguidas de debates em salas de aula. Atividades em grupo para aplicação das teorias a casos concretos e a objetos de interesse dos alunos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3346
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2018


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.