Título: Principais dificuldades e soluções para a inserção do tripé da sustentabilidade nas contratações públicas: um estudo da inserção da política da sustentabilidade das licitações públicas na Advocacia-Geral da União
Autor(es): Aben-Athar, Daniela Figueira
Contribuidor: Miranda, Henrique Savonitti (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 128 p.
Data: Dez-2013
Detentor dos direitos autorais: Daniela Figueira Aben-Athar
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Licitação. Compras
Resumo: O presente trabalho trata das principais dificuldades citadas a respeito da política da sustentabilidade ambiental e as respectivas soluções ou oportunidades sugeridas para implementação das Contratações Públicas Sustentáveis. As oportunidades para a inclusão do tripé da sustentabilidade nas contratações públicas no Brasil, a partir do estudo da inserção da política da sustentabilidade das licitações públicas na Advocacia-Geral da União, partem da análise da relação entre os regulamentos de contratações públicas (Constituição Federal, Lei 8.666/93 e Regime Diferenciado de Contratações), as políticas socioeconômicas e ambientais que se relacionam de alguma forma com as contratações públicas em âmbito nacional, como a Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, o Programa de Aquisição de Alimentos, a Política Nacional de Mudança do Clima e o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis. Por fim, são analisados os instrumentos normativos editados pelo Governo Federal e que se relacionam diretamente às Contratações Públicas Sustentáveis, tais como a Instrução Normativa nº 01/2010 do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e o Decreto 7.746/2012, além de outros instrumentos que apoiam essa prática, como o Catálogo de Materiais e seus itens sustentáveis. Os resultados dessas análises partiram da hipótese de que as principais dificuldades a serem enfrentadas para a inclusão do tripé da sustentabilidade nas contratações públicas relacionam-se ao receio de infringir questões legais, dificuldade de materializar critérios socioeconômicos e definir produtos e serviços sustentáveis, falta de capacitação, falta de articulação de políticas e a capacidade institucional limitada. Entre as oportunidades identificadas estão: a revisão dos regulamentos de contratações públicas com base nas novidades trazidas pelo Regime Diferenciado de Contratações, o desenvolvimento de certificações públicas, a realização de compras compartilhadas e a atuação conjunta dos governos analisados para aprimorar seus catálogos de produtos sustentáveis.
Palavras-chave: compras públicas;  contratações públicas sustentáveis;  sustentabilidade;  proteção ambiental;  políticas públicas
Objetivo: Curso Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social – 2ª edição
Observações/Notas: Monografia apresentada no Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, como trabalho de conclusão do curso.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3200
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Figueira Aben-Athar.pdf992.29 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.