Introdução à Surdez e à Libras
Título: | Introdução à Surdez e à Libras |
Autor(es): | Moura, Débora Rodrigues |
Editor: | Enap |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Material Textual Módulo Completo |
Extensão/Indicação de Série: | Módulo 1, 24 pp. |
Data: | 29-Nov-2016 |
Detentor dos direitos autorais: | Enap |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Linguística |
Resumo: | Neste primeiro módulo, são apresentados conceitos básicos sobre a surdez e a Libras, as principais causas da surdez, a descoberta, os graus de perda auditiva e o aparelho de amplificação sonora individual. Além disso, é possível conhecer um pouco mais sobre lutas e conquistas da Comunidade Surda, como ocorre a comunicação com surdos e como podem ser construídas a Identidade e a Cultura Surdas. |
Palavras-chave: | Cidadania e Sustentabilidade |
Objetivo: | Reconhecer que a Língua Portuguesa e a Libras são duas línguas diferentes e independentes; Compreender as diferenças cognitivas trazidas quando se trata de idiomas de modalidades diferentes, neste caso, a Libras visuo espacial e a Língua Portuguesa oral-auditiva; Conhecer as necessidades das pessoas surdas, no que tange aos aspectos da construção da sua Identidade e a Cultura Surda; Compreender ideias veiculadas em Libras; Conhecer fontes para que se possa pesquisar sobre surdez e suas especificidades; e Refletir sobre a potencialidade visual da pessoa surda, de modo a percebê-la como diferente do ouvinte, e não inferior. |
Público alvo: | Servidores públicos de qualquer esfera e Poder e a cidadãos em geral. |
Contexto de aprendizagem: | Compõe o módulo 1 (de 6) do curso Introdução à Libras. |
Observações/Notas: | Os demais módulos do curso Introdução à Libras, por serem baseados em vídeos e atividades práticas, não podem ser convertidos para esse formato de arquivo. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3172 |
Aparece nas coleções: | Escola Virtual: Ética e Cidadania |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Módulo 1- Introdução à surdez e à Libras.pdf | Módulo 1- Introdução à surdez e à Libras | 2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.