Title: Introdução à Surdez e à Libras
Authors: Moura, Débora Rodrigues
Publisher: Enap
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Material Textual
Módulo Completo
metadata.dc.description.physical: Módulo 1, 24 pp.
Issue Date: 29-Nov-2016
metadata.dc.rights.holder: Enap
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Linguística
Abstract: Neste primeiro módulo, são apresentados conceitos básicos sobre a surdez e a Libras, as principais causas da surdez, a descoberta, os graus de perda auditiva e o aparelho de amplificação sonora individual. Além disso, é possível conhecer um pouco mais sobre lutas e conquistas da Comunidade Surda, como ocorre a comunicação com surdos e como podem ser construídas a Identidade e a Cultura Surdas.
Keywords: Cidadania e Sustentabilidade
Target: Reconhecer que a Língua Portuguesa e a Libras são duas línguas diferentes e independentes; Compreender as diferenças cognitivas trazidas quando se trata de idiomas de modalidades diferentes, neste caso, a Libras visuo espacial e a Língua Portuguesa oral-auditiva; Conhecer as necessidades das pessoas surdas, no que tange aos aspectos da construção da sua Identidade e a Cultura Surda; Compreender ideias veiculadas em Libras; Conhecer fontes para que se possa pesquisar sobre surdez e suas especificidades; e Refletir sobre a potencialidade visual da pessoa surda, de modo a percebê-la como diferente do ouvinte, e não inferior.
Target Audience: Servidores públicos de qualquer esfera e Poder e a cidadãos em geral.
metadata.dc.educational.context: Compõe o módulo 1 (de 6) do curso Introdução à Libras.
metadata.dc.description.additional: Os demais módulos do curso Introdução à Libras, por serem baseados em vídeos e atividades práticas, não podem ser convertidos para esse formato de arquivo.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3172
Appears in Collections:Escola Virtual: Ética e Cidadania
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Módulo 1- Introdução à surdez e à Libras.pdfMódulo 1- Introdução à surdez e à Libras2 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.