Como sonhar grande, mas não implementar tanto assim: Coordenação de Desenvolvimento do Ministério do Trabalho da Jordânia
Título: | Como sonhar grande, mas não implementar tanto assim: Coordenação de Desenvolvimento do Ministério do Trabalho da Jordânia |
Autor(es): | Shimotakahara, Leslie |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=22:como-sonhar-grande-mas-nao-implementar-tanto-assim-coordenacao-de-desenvolvimento-do-ministerio-do-trabalho-da-jordania-&catid=12:gestao-organizacional&Itemid=12 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Estudo de Caso |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 8 p. |
Data: | 2009 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Liderança Inovação |
Resumo: | O caso versa sobre a cooperação entre o Canadá e a Jordânia no desenvolvimento de uma estratégia denominada “Educação para o Emprego e Capacitação Técnica e Vocacional (E-TVET)”. Dentro do Ministério do Trabalho jordaniano, órgão que liderava a ação, foi criada uma unidade de coordenação, para qual foi disponibilizada pela cooperação canadense uma assessora com expertise em educação, Brenda Cooke. Sua tarefa era apoiar o estabelecimento e a operacionalização dessa unidade, conforme termo de referência. Contando com a boa assistência técnica da consultora, o projeto deu certo e gerou lições importantes que são descritas no caso, como a administração adequada das expectativas dos atores envolvidos, abordagem participativa para estabelecer as regras de funcionamento da unidade etc. O caso presta-se ao ensino de temas como cooperação internacional, liderança, gestão de projetos e outros |
Palavras-chave: | Cooperação Internacional; Capacitação Profissional; Gestão de Programas e Projetos; Reforma Educacional; Parcerias; Consultoria; Grupos de Interesse; Inovação; Liderança; Mudança Organizacional |
Observações/Notas: | Leslie Shimotakahara era diretora da Divisão de Programas Internacionais do Instituto de Administração Pública do Canadá quando redigiu este caso |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/313 |
Aparece nas coleções: | Casoteca: Planejamento, Orçamento e Gestão |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Como sonhar grande, mas não implementar tanto assim Coordenação de Desenvolvimento do Ministério do Trabalho da Jordânia.pdf | 121.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.