Title: Como sonhar grande, mas não implementar tanto assim: Coordenação de Desenvolvimento do Ministério do Trabalho da Jordânia
Authors: Shimotakahara, Leslie
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=22:como-sonhar-grande-mas-nao-implementar-tanto-assim-coordenacao-de-desenvolvimento-do-ministerio-do-trabalho-da-jordania-&catid=12:gestao-organizacional&Itemid=12
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 8 p.
Issue Date: 2009
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Liderança
Inovação
Abstract: O caso versa sobre a cooperação entre o Canadá e a Jordânia no desenvolvimento de uma estratégia denominada “Educação para o Emprego e Capacitação Técnica e Vocacional (E-TVET)”. Dentro do Ministério do Trabalho jordaniano, órgão que liderava a ação, foi criada uma unidade de coordenação, para qual foi disponibilizada pela cooperação canadense uma assessora com expertise em educação, Brenda Cooke. Sua tarefa era apoiar o estabelecimento e a operacionalização dessa unidade, conforme termo de referência. Contando com a boa assistência técnica da consultora, o projeto deu certo e gerou lições importantes que são descritas no caso, como a administração adequada das expectativas dos atores envolvidos, abordagem participativa para estabelecer as regras de funcionamento da unidade etc. O caso presta-se ao ensino de temas como cooperação internacional, liderança, gestão de projetos e outros
Keywords: Cooperação Internacional;  Capacitação Profissional;  Gestão de Programas e Projetos;  Reforma Educacional;  Parcerias;  Consultoria;  Grupos de Interesse;  Inovação;  Liderança;  Mudança Organizacional
metadata.dc.description.additional: Leslie Shimotakahara era diretora da Divisão de Programas Internacionais do Instituto de Administração Pública do Canadá quando redigiu este caso
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/313
Appears in Collections:Casoteca: Planejamento, Orçamento e Gestão


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.