Título: Curso: Economia da Inovação
Autor(es): Penna, Caetano Christophe Rosado
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Apresentação/Slides
Curso Completo
Programa
Extensão/Indicação de Série: 1. Programa do curso: Documento em PDF, 6 páginas, contendo as informações sobre o curso.
2. Apresentação: Documento em PDF, 56 páginas, contendo a apresentação da aula 1.
3. Apresentação: Documento em PDF, 62 páginas, contendo a apresentação da aula 2
4. Apresentação: Documento em PDF, 44 páginas, contendo a apresentação da aula 3.
5. Apresentação: Documento em PDF, 60 páginas, contendo a apresentação da aula 4.
6. Apresentação: Documento em PDF, 65 páginas, contendo a apresentação da aula 5.
7. Apresentação: Documento em PDF, 145 páginas, contendo as apresentações das aulas 6, 7, 8 e 9.
Data: 28-Mar-2018
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Economia
Resumo: Programa do curso contendo objetivo, ementa, metodologia de ensino e avaliação. Plano de aula, referências bibliográficas e currículo do professor. Slides referentes às aulas de 1 a 10.
Palavras-chave: economia da inovação;  teoria econômica;  gestão da inovação;  tecnologia;  mensuração;  papel do Estado
Objetivo: Ao final do curso, o participante será capaz de entender, refletir e questionar a importância econômica da inovação nas sociedades contemporâneas. Os alunos serão introduzidos a: (1) como diferentes escolas de pensamento tratam o tema; quais são e que significados possuem os principais conceitos capazes de facilitar o entendimento desta importância econômica da inovação; (2) as principais transformações tecnológicas e como estas tem afetado as sociedades modernas, em três vertentes: (a) uma perspectiva histórica, (b) como as inovações se expressam e caracterizam atividades econômicas e, (c) as transformações mais recentes, associadas aos paradigmas das tecnologias de informação e comunicação e biotecnologias; (3) os processos de inovação dentro da empresa e como fonte de competitividade; (4) a inovação e as políticas públicas.
Público alvo: O programa atende aos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG – como requisito para promoção na carreira), Analistas de Planejamento e Orçamento (APO), Auditores Federais de Finanças e Controle (AFFC), Analistas de Comércio Exterior (ACE), Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AIE e EIE), Analistas Técnicos de Políticas Sociais (ATPS) e Analistas em Tecnologia da Informação (ATI).
Contexto de aprendizagem: Exposição dialogada, palestras e debates, bem como leitura prévia da bibliografia sugerida pelo professor. O curso valoriza a participação e a troca de experiências entre os presentes. A cada aula, serão realizadas apresentações expositivas e atividades em que alunos participarão de debates sobre trechos de textos, dados, e suas próprias experiências profissionais. Cada aluno desenvolverá um ensaio que buscará conectar a experiência no serviço público com as teorias e abordagens discutidas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3129
Aparece nas coleções:Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras – 2018
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