Reinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar
Título: | Reinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar |
Autor(es): | Brasil. Ministério da Educação (MEC). Hospital de Clínicas de Porto Alegre |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Relato de Experiência |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 6 p. |
Data: | 2006 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Ensino Fundamental Ensino Médio Psicologia Comportamental Psicologia da Educação Saúde |
Resumo: | O Programa de Apoio Pedagógico, PAP, é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, e a Escola Estadual Técnica em Saúde, ETS, da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, desde agosto de 1990. A necessidade de incluir o atendimento pedagógico à criança hospitalizada foi sugestão da equipe multidisciplinar responsável pelas internações pediátricas do HCPA, que constatou que, após prolongadas e/ou repetidas internações, algumas crianças eram prejudicadas no retorno às escolas. Além de incluir a presença do professor, a parceria interinstitucional ampliou a possibilidade de atendimento integral, reduziu os prejuízos escolares e, na prática, antecipou a resolução n. 41, de outubro de 1995, que garante os direitos da criança e do adolescente hospitalizados. Embora o PAP esteja presente nas demais unidades de internação do HCPA, esse trabalho focará os dados pertinentes à pediatria, a partir de julho de 2002. |
Palavras-chave: | ambiente escolar; atendimento pedagógico; pediatria; reinserção escolar |
Observações/Notas: | O PAP foi concebido para ser um conjunto de atividades com a finalidade de acompanhar o
desenvolvimento cognitivo dos pacientes pediátricos e de não ser uma suplência escolar. O plano individual de estudos e atividades era estabelecido com base nas possibilidades de cada aluno/paciente, em particular, e o objetivo principal do projeto sempre foi o de reinserir o aluno ao seu ambiente de convívio escolar e social após a alta hospitalar. Iniciativa premiada no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado. Ações premiadas no 11º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 2006. Área temática: Inclusão social. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2264 |
Aparece nas coleções: | Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Reinserção do aluno ao seu ambiente de convívio escola e social.pdf | 260.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.