Título: Nova gestão pública e motivação no serviço público: a carreira de EPPGG como alternativa para as disfunções burocráticas
Autor(es): Maia, Kadma
Araújo, Richard Medeiros de
Sano, Hironobu
Alloufa, Jomária Mata
Editor: Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 33 p.
Data: Dez-2012
Detentor dos direitos autorais: Kadma Maia
Richard Medeiros de Araújo
Hironobu Sano
Jomária Mata Alloufa
Termos de uso: Termo::Licença Comum
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Modernização. Reforma Administrativa
Resumo: Este artigo visa compreender até que ponto as práticas gerenciais incorporam as dimensões da satisfação e motivação no trabalho de servidores públicos na atualidade. Aborda os modelos de administração burocrática e gerencial, expõe as disfunções do modelo ideal da burocracia weberiana, apresenta a motivação para o trabalho e suas implicações, e evidencia a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no intuito de apresentar uma alternativa possível de proporcionar satisfação e motivação no trabalho, por meio do enriquecimento do cargo. A metodologia consta de uma pesquisa qualitativa, na qual se fez uso de entrevistas semiestruturadas aplicadas junto a três EPPGG. Utilizou-se da análise de conteúdo com uso da técnica de categorização para a análise os dados. Os resultados demonstraram a satisfação e motivação dos gestores, a prevalência da administração burocrática com fortes indícios da administração gerencial e ausência de disfunções burocráticas. Evidenciaram que o modelo da nova gestão pública, uma vez implantado conforme descrito na teoria, pode combater disfunções burocráticas e contribuir para a satisfação e motivação dos servidores públicos. Destaca-se a relevância de estudos posteriores, visto que foram apontadas diversidades de condições de trabalho de órgão para órgão e dificuldades enfrentadas no início da carreira.
This article aims to understand the extent to which management practices incorporate the dimensions of satisfaction and work motivation of civil servants today. Covers the models of bureaucratic administration and management, exposes the dysfunction of the ideal model of Weberian bureaucracy, presents the motivation for the work and its implications, and highlights the career specialist in Public Policy and Governmental Management (EPPGG) in order to present an alternative can provide satisfaction and motivation at work, through job enrichment. The methodology consists of a qualitative research, in which use was made of semi-structured interviews with three EPPGG applied. We used content analysis using the technique of categorization to analyze the data. The results showed satisfaction and motivation of managers, the prevalence of bureaucratic administration with strong evidence of management administration and lack of bureaucratic dysfunctions. Showed that the model of new public management, once implanted as described in theory, can combat bureaucratic dysfunction and contribute to the satisfaction and motivation of public servants. We emphasize the importance of further studies, since differences have been identified working conditions from organ to organ and difficulties faced early in his career.
Este artículo tiene como objetivo entender en la medida en que las prácticas de gestión incorporan las dimensiones de satisfacción y motivación en el trabajo de los funcionarios públicos en la actualidad. Aborda sobre los modelos de la administración burocrática y de gestión, expone el mal funcionamiento del modelo ideal de burocracia weberiana, presenta la motivación para el trabajo y sus implicaciones, y evidencia la carrera de especialista en Políticas Públicas y Gestión Gubernamental (PPGG) con el fin de presentar una alternativa posible para proporcionar la satisfacción y motivación en el trabajo, a través de enriquecimiento del cargo. La metodología consiste en una investigación cualitativa, con la utilización de entrevistas semi-estructuradas aplicada con tres EPPGG. Se utilizó de los análisis de contenido con el uso de la técnica de categorización para analizar los datos. Los resultados demostraron satisfacción y motivación de los gestores, la prevalencia de la administración burocrática con fuertes indicios de la gestión empresarial y la ausencia de disfunciones burocráticas. Evidenciaron que el modelo de la nueva gestión pública, una vez implantado de acuerdo con que se describe en la teoría, se puede combatir la disfunción burocrática y contribuir a la satisfacción y la motivación de los funcionarios públicos. Se destaca la importancia de estudios posteriores, ya que las diferencias se han identificado en las condiciones de trabajo de un órgano para otro y las dificultades enfrentadas al principio de la carrera.
Palavras-chave: nova gestão pública;  disfunções da burocracia;  motivação no serviço público;  new public management;  dysfunctions of bureaucracy;  motivation in public service;  nueva gestión pública;  disfunciones de la burocracia;  la motivación en el servicio público
Observações/Notas: Texto publicado no DVD: EPPGG 25 anos a serviço da cidadania - 30 textos fundamentais sobre a Carreira EPPGG.
Artigo publicado na Revista Gestão Pública: práticas e desafios, Recife, v. III, n. 6, dez. 2012.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1727
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