Título: Permanência e mudança no setor público
Autor(es): Nogueira, Marco Aurélio
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/15/11
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 1, p. 95-103
Data: Jan-2009
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Modernização. Reforma Administrativa
Resumo: Por ter se convertido em espaço e instrumento das conciliações com o passado, o Estado brasileiro não pôde se tornar completamente moderno e autenticamente republicano. Não teve como deixar de se submeter a práticas e concepções fortemente vinculadas ao tradicional privatismo das elites. Tornou-se um Estado moderno enxertado de patrimonialismo, cuja burocracia legitima seu poder através do recurso a procedimentos clientelistas e fisiológicos.
Por haberse convertido en espacio e instrumento de las conciliaciones con el pasado, el Estado brasileño no ha podido volverse completamente moderno y autenticamente republicano. No ha tenido como dejar de someterse a prácticas y concepciones furtemente vinculadas al tradicional "privatismo" de las élites. Se ha vuelto un Estado moderno introducido de "patrimonialismo", cuya burocracia legitima su poder a través del recurso a procedimientos clientelistas y fisiológicos.
The Brazilian State was hindered from becoming a thoroughly modern and truly republican State as an outcome of making up with the past, It could not avoid as an outcome of the role it played in the process of making up with the past. It could not avoid being encumbered with practices and conceptions strongly bonded to the private interests of the elite. It became a modern State pervaded by patrimonialism, where bureaucracy assures its power through clientelistic procedures.
Palavras-chave: burocracia;  clientelismo;  estado brasileiro;  estado brasileño;  brazilian state;  bureaucracy;  clientelism
Público alvo: Servidor Público
Sociedade Brasileira
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
RSP Revisitada: texto originalmente publicado na RSP de maio/ago. de 1971 (vol.106, n.2).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1637
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Permanência e mudança no setor público.pdf151.19 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.