A administração pública federal é composta por 1,2 milhão de servidores públicos federais ativos e 96 instituições federais que oferecem serviços capacitação, das quais vinte compõem o Sistema de Escolas de Governo da União – Segu. Boa parte desses servidores realizam capacitações online e boa pa...
O trabalho está estruturado em três capítulos seguidos de conclusão: (i) no primeiro, são abordados os
principais conceitos utilizados nos estudos de avaliação como especialidade da análise de políticas
públicas, assim como as suas vinculações ao conceito de controle no campo da administração;(...
O trabalho se propõe a debater sobre a institucionalização da avaliação e monitoramento na
gestão das políticas públicas no Brasil contribuindo com uma posição divergente da visão
predominante. Para tanto, é apresentada uma discussão teórica sobre a importância e o
desenvolvimento da A&M no...
Este trabalho aborda a trajetória de construção do arcabouço de leis e normas sobre compras e contratações, no âmbito da administração pública federal do Brasil, ao longo da sua história recente, bem como suas implicações para a compreensão de alguns dilemas e perspectivas que atualmente se coloc...
O propósito desse trabalho é apresentar um balanço da formulação e implementação da política de reforma administrativa brasileira delineada no Plano Diretor, com a indicação dos avanços e limitações registrados até esse momento e de possíveis obstáculos de natureza política e institucional à sua ...
Este artigo relata a experiência da ENAP com a educação on-line como estratégia para a
formação do servidor público brasileiro. É dado destaque ao desenvolvimento do curso a
distância Gestão de Convênios e de Contratos de Repasse para Convenentes, desenvolvido
em parceria com a Casa Civil da P...
A implantação de uma gestão por competências efetiva depende de um ambiente organizacional em
que preexista uma dinâmica em que a valorização e o desenvolvimento profissional sejam recursos
estratégicos da organização, em especial se esta for uma organização pública em que valores e
objetiv...
Com vinte e três anos de existência, a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP
tem como missão o desenvolvimento de competências de servidores públicos para aumentar
a capacidade de governo na gestão das políticas públicas.
Para cumprir essa missão, a Escola propõe-se a ser referência ...
Este artigo relata algumas das experiências da ENAP como membro, articuladora e
incentivadora da atuação em rede entre instituições voltadas à formação e à capacitação de
servidores públicos. É dado destaque à análise da experiência da Rede Descentralizada de
Capacitação de gestores sociais, v...
Este artigo tem por objetivo expor o percurso da metodologia de mesa-redonda de pesquisa-ação para
mostrar como o referencial de competências, um tema tratado em nível bastante abstrato, pode ser
apoiado pela construção de conhecimento coletivo, no sentido de garantir que as decisões a serem
t...
Itens da Coleção na ordem Descendente : 1 para 20 de 26