Title: Prevbarcos: estratégia de inclusão pela Previdência Social
Authors: Oliveira, Clarice Gomes de
Varella, Paula
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=104:prevbarcos-estrategia-de-inclusao-pela-previdencia-social-&catid=3:atendimento-ao-cidadao
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 11 p.
Issue Date: 2014
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Atendimento ao Cidadão. Ouvidoria
Abstract: Este estudo de caso faz análise do programa Prevbarco, Unidade Móvel Flutuante da Previdência Social, no qual barcos navegam pelos rios da bacia amazônica, prestando serviços previdenciários para as comunidades locais - ribeirinhas, quilombolas, extrativistas, indígenas entre outras - que não têm acesso adequado aos serviços oferecidos pelas unidades fixas da Previdência Social localizadas nas áreas urbanas. Faz-se a descrição do tipo de serviço prestado pelos Prevbarcos, que desenvolve a inclusão social e cidadania da população assistida, assim como identifica dificuldades nessa prestação que se caracteriza desde a contratação dos servidores que se voluntariam para os longos percursos de barco, passando pela falta de conhecimento da população sobre cidadania e seus direitos previdenciários. A partir deste caso, espera-se reflexão dos servidores sobre motivação para práticas inovadoras e, pelo estudo em questão, releva-se a necessidade de pensar e formular políticas públicas que atendam, de fato, às necessidades de beneficiários e cidadãos
Keywords: Previdência social;  Atendimento ao cidadão;  Serviço público;  Agente público;  Hidrovia;  Transporte fluvial;  Zona rural;  Inclusão social;  Cidadania;  Inovação
Target: O programa tem por objetivo oferecer atendimento itinerante a habitantes de comunidades ribeirinhas de difícil acesso
Target Audience: Servidores públicos em geral
metadata.dc.description.additional: Apresenta materiais complementares: Relato, Boletim e Blog
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URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1156
Appears in Collections:Casoteca: Atendimento ao Cidadão
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