Título: Panorama das pesquisas sobre dados governamentais abertos no período 2014 a 2024: uma análise de conteúdo
Autor(es): De Godoy, Renato Machado
Menezes, João Paulo Calembo Batist
Ferreira, João Cesar de Souza
De Souza, Marcio Coutinho
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/11254/7243
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP,v.76, n.4, 2025, p 681-705
Data: Dez-2025
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Análise e Ciência de Dados
Gestão da Informação e do Conhecimento
Governança
Transparência, Controle e Participação
Resumo: Os dados governamentais abertos (DGA) têm se estabelecido como elemento central na modernização da gestão pública. Este estudo investiga como estão caracterizadas as publicações científicas sobre DGA nas bases Web of Science e Scopus. A metodologia empregou análise de conteúdo em 332 artigos no período de 2014 a 2024, utilizando o software IRaMuTeQ. Os resultados revelaram uma estrutura temática dividida em sete classes principais, a saber: métricas de qualidade e aplicações na saúde (Classe 6), modelos teóricos de avaliação (Classe 7), desafios de interoperabilidade tecnológica (Classe 2), forte foco na governança local e engajamento cívico (Classe 3), diferenças entre estratégias governamentais regionais (Classe 5), dificuldades de implementação (Classe 4) e aplicações práticas em contextos urbanos (Classe 1). A análise de similitude identificou ‘data’ e ‘open_government_data’ como termos centrais, nos quais orbitam discussões sobre governança, transparência e aplicações práticas. O principal achado da pesquisa é a existência de uma estrutura que conecta harmoniosamente os aspectos técnicos, sociais e práticos dos DGA, demonstrando que o sucesso das iniciativas depende dessa integração. O estudo contribui para a compreensão do panorama da pesquisa em DGA, oferecendo perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas.
Palavras-chave: dados governamentais abertos;  análise de conteúdo;  transparência;  governança pública;  IRaMuTeQ
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/9465
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
11254-Texto do Artigo-36946-1-10-20251219.pdf2.21 MBAdobe PDF Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.