Título: A saúde cidadã: uma experiência democrática de controle social
Autor(es): Brasil. Ministério da Saúde (MS). Centro Psiquiátrico Pedro II (CPP-II)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 2 p.
Data: 1998
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Ao longo da última década, o CPP-II enfrentou os mesmos problemas que atingiram a saúde pública em todo o país, agravados pelo fato de lidar com a saúde mental, área normalmente relegada a segundo plano em termos de investimentos. Em 1988, servidores comprometidos com a consecução de um serviço público eficiente e de boa qualidade, idealizaram um sistema de realização de congressos internos no CPP-II —com a participação de funcionários, usuários e a comunidade em geral — visando formular normas, procedimentos e políticas duradouras para a instituição. A iniciativa alcançou maior participação institucional mediante ampla discussão das propostas, descentralização e horizontalização das decisões, maior envolvimento dos usuários e da comunidade em geral, estabelecimento de políticas mais duradouras, geridas conjuntamente por servidores, usuários e comunidade, melhor qualidade da assistência prestada e aliança com os usuários para a obtenção de recursos para a instituição e sua adequada destinação e utilização
Palavras-chave: Saúde;  Psiquiatria;  Saúde mental;  Serviço público;  Descentralização;  Horizontalização;  Atendimento ao cidadão;  Servidor público
Objetivo: A finalidade da iniciativa é a consecução de um serviço público eficiente e de boa qualidade
Público alvo: Servidores públicos em geral
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de João Paulo Bastos Hildebrandt. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: parcerias e gestão participativa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/943
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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