Title: A saúde cidadã: uma experiência democrática de controle social
Authors: Brasil. Ministério da Saúde (MS). Centro Psiquiátrico Pedro II (CPP-II)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3&Itemid=32
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 2 p.
Issue Date: 1998
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Abstract: Ao longo da última década, o CPP-II enfrentou os mesmos problemas que atingiram a saúde pública em todo o país, agravados pelo fato de lidar com a saúde mental, área normalmente relegada a segundo plano em termos de investimentos. Em 1988, servidores comprometidos com a consecução de um serviço público eficiente e de boa qualidade, idealizaram um sistema de realização de congressos internos no CPP-II —com a participação de funcionários, usuários e a comunidade em geral — visando formular normas, procedimentos e políticas duradouras para a instituição. A iniciativa alcançou maior participação institucional mediante ampla discussão das propostas, descentralização e horizontalização das decisões, maior envolvimento dos usuários e da comunidade em geral, estabelecimento de políticas mais duradouras, geridas conjuntamente por servidores, usuários e comunidade, melhor qualidade da assistência prestada e aliança com os usuários para a obtenção de recursos para a instituição e sua adequada destinação e utilização
Keywords: Saúde;  Psiquiatria;  Saúde mental;  Serviço público;  Descentralização;  Horizontalização;  Atendimento ao cidadão;  Servidor público
Target: A finalidade da iniciativa é a consecução de um serviço público eficiente e de boa qualidade
Target Audience: Servidores públicos em geral
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de João Paulo Bastos Hildebrandt. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: parcerias e gestão participativa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/943
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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