Sistema público de emprego e educação profissional
Título: | Sistema público de emprego e educação profissional |
Autor(es): | Brasil. Ministério do Trabalho (MTE). Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional (SEFOR) |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=179&Itemid=32 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Relato de Experiência |
Extensão/Indicação de Série: | Número de páginas: 2 p. |
Data: | 1998 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Inovação |
Resumo: | Segundo o último censo do IBGE, os integrantes da População Economicamente Ativa (PEA) com mais de 25 anos de idade têm, em média, quatro anos de escolaridade, ou seja, metade da educação fundamental. Visando oferecer uma resposta a esse problema, a Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional — SEFOR iniciou a implementação de uma política que integra trabalho, qualificação, sistema público de emprego e educação profissional. Esta experiência apresenta uma inovação substantiva na concepção de política, onde a perspectiva estanque, desarticulada e predominantemente assistencial, típica das políticas voltadas para populações de baixa renda, é substituída por uma abordagem integrada e orientada para a consecução de resultados sistêmicos duradouros. Inovadora, também, é a proposta da metodologia de ensino, que se volta para a maximização da empregabilidade, mediante o desenvolvimento associado de habilidades e competências para o trabalho e para o exercício da cidadania |
Palavras-chave: | Emprego; Educação; Capacitação; População economicamente ativa; Baixa escolaridade; Analfabetismo |
Objetivo: | A finalidade da iniciativa é a implementação de uma política que integra trabalho, qualificação, sistema público de emprego e educação profissional |
Público alvo: | Servidores públicos em geral |
Observações/Notas: | Iniciativa premiada no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Nassim Gabriel Mehedff. Ações premiadas no 1º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal – 1996. Áreas temáticas: gestão de serviços sociais; outros |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/922 |
Aparece nas coleções: | Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sistema público de emprego e educação profissional.pdf | 72.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.