Title: Guerra ao homo oeconomicus
Authors: Merquior, José Guilherme
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Número padronizado: v. 39, n. 4 (1982)
Revista do Serviço Público, ano 39 v.110, n. 4, p. 23-31
Issue Date: Oct-1982
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Economia
Abstract: Revela o artigo como a moderna teoria social vem procurando eliminar ou repelir a figura do homem econômico, a imagem do indivíduo calculador, imbuído de racionalidade instrumental e lucidez de ação. Nesse sentido são passadas em revista sete disciplinas das ciências humanas: a sociologia, em virtude da teoria da sociedade pós-industrial; a ética e filosofia social, pela obra de John Rawls; a teoria política, com C. B. Macpherson; a teoria do conhecimento e a filosofia da cultura, com Jürgen Habermas; de economia política da nova escola de Cambridge; a antropologia econômica institucionalista dos discípulos de Karl Polanyí; e a antropologia cultural comparatista de Louis Dumont. Ao final da análise, verifica-se, entretanto, que "o vilão — o homo oeconomicus — resiste galhardamente ao poderio crítico de seus virtuosos, quando não puritanos, assassinos em potencial"
Keywords: economia;  teoria econômica;  teoria social
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7951
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.