Título: Competências individuais para os desafios do teletrabalho no Ministério Público do Trabalho
Autor(es): Afonso, Damarys de Souza
Barbosa, Flávia Lorenne Sampaio
Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/8658
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 74, n. 3, 703-724 p.
Data: Jul-2023
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Gestão Pública
Resumo: Com a pandemia de Covid-19, o teletrabalho obteve renovado interesse, podendo vir a se consolidar em muitos contextos, como no serviço público no Brasil. Dada essa possibilidade, a promoção das competências para o alcance de resultados em teletrabalho torna-se uma perspectiva importante, sendo imperativo compreendê-las nesse cenário. Diante disso, foram identificadas as competências apontadas pela literatura como necessárias ao desenvolvimento do teletrabalho (gerenciais ou de planejamento; técnicas; comunicativas; sociais; comportamentais; tecnológicas; e, analíticas), a partir das quais foi elaborado instrumento de pesquisa, roteiro de entrevista, aplicado em uma organização pública, com 27 (vinte e sete) participantes. As entrevistas foram tratadas a partir da análise de conteúdo, elencando em categorias os desafios do teletrabalho em sete áreas (planejamento; desempenho técnico; comunicação; relações socioprofissionais; pessoais e organizacionais; tecnologia; e, compreensão do trabalho), bem como vinte competências individuais para fazer face a eles, vinculadas as categorias teóricas.
Con la pandemia del Covid-19, el teletrabajo obtuvo renovado interés, y puede llegar a consolidarse en muchos contextos, como el servicio público en Brasil. Ante esta posibilidad, la promoción de las competencias para el logro de resultados en el teletrabajo se convierte en una perspectiva importante, siendo imperativo entenderlas en este escenario. Por lo tanto, se identificaron las competencias identificadas en la literatura como necesarias para el desarrollo del teletrabajo (de gestión o planificación, técnicas, comunicativas, sociales, conductuales, tecnológicas y analíticas), a partir de las cuales se elaboró un instrumento de investigación, guion de entrevista, aplicado en una organización pública, con 27 (veintisiete) participantes. Las entrevistas fueron tratadas a partir del análisis de contenido, listando en categorías los desafíos del teletrabajo en siete áreas (planificación; desempeño técnico; comunicación; relaciones socioprofesionales; personales y organizacionales; tecnología; y comprensión del trabajo), así como veinte competencias individuales para enfrentarlos, vinculadas a las categorías teóricas.
With the pandemic of Covid-19, telework has gained renewed interest and may come to be consolidated in many contexts, such as in public service in Brazil. Given this possibility, the promotion of competencies for the achievement of results in telework becomes an important perspective, being imperative to understand them in this scenario. Therefore, the competencies identified in the literature as necessary for the development of telework were identified (managerial or planning, technical, communicative, social, behavioral, technological, and analytical), from which it was developed a research instrument, an interview script, applied in a public organization, with 27 (twenty-seven) participants. The interviews were treated from the content analysis, listing in categories the challenges of telework in seven areas (planning, technical performance, communication, socio-professional relations, personal and organizational, technology, and understanding of work), as well as twenty individual skills to cope with them, linked to the theoretical categories.
Palavras-chave: administração pública;  teletrabalho;  gestão por competências;  desafios
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7801
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
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