Título: A desoneração dos livros: uma análise quanto à equidade do acesso a livros no Brasil
Autor(es): Correia, Ana Cristina Secchi
Contribuidor: Rodrigues, Roberto Wagner da Silva
Editor: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Dissertação
Extensão/Indicação de Série: 74 páginas
Data: 10-Out-2023
Detentor dos direitos autorais: Ana Cristina Secchi Correia
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Resumo: A fim de promover o maior acesso aos livros pela população brasileira e estimular o setor editorial no país, a desoneração dos livros foi instituída em 2004, por meio da Lei nº 10.865/2004. Dada a relevância dessa política no atual debate público, buscou-se apresentar evidências mais precisas sobre o acesso a livros no país, por distintos recortes socioeconômicos da população, de modo a contribuir para uma melhor compreensão da equidade dessa política. Assim, a pesquisa traçou o perfil de domicílios que acessam livros, considerando tanto o acesso privado (compras privadas), como o público (proveniente dos programas governamentais de distribuição de livros). Com base nesse retrato, estimou-se a curva de concentração da apropriação da desoneração dos livros por níveis de renda. As análises obtidas indicam que a desoneração dos livros, de fato, não apresenta um padrão equânime, com os mais ricos se apropriando relativamente mais dessa desoneração, em função do maior acesso aos livros. No entanto, ressalta-se que, com a contribuição do Governo para a distribuição de livros, esse quadro de iniquidade é atenuado, com os mais pobres também se beneficiando dessa desoneração por meio do acesso público aos livros.
Palavras-chave: desoneração tributária;  equidade;  direito cultural;  acesso à livros
Objetivo: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7791
Aparece nas coleções:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Arquivos associados a este item:


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.