Title: A desoneração dos livros: uma análise quanto à equidade do acesso a livros no Brasil
Authors: Correia, Ana Cristina Secchi
metadata.dc.contributor.other: Rodrigues, Roberto Wagner da Silva
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 74 páginas
Issue Date: 10-Oct-2023
metadata.dc.rights.holder: Ana Cristina Secchi Correia
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: A fim de promover o maior acesso aos livros pela população brasileira e estimular o setor editorial no país, a desoneração dos livros foi instituída em 2004, por meio da Lei nº 10.865/2004. Dada a relevância dessa política no atual debate público, buscou-se apresentar evidências mais precisas sobre o acesso a livros no país, por distintos recortes socioeconômicos da população, de modo a contribuir para uma melhor compreensão da equidade dessa política. Assim, a pesquisa traçou o perfil de domicílios que acessam livros, considerando tanto o acesso privado (compras privadas), como o público (proveniente dos programas governamentais de distribuição de livros). Com base nesse retrato, estimou-se a curva de concentração da apropriação da desoneração dos livros por níveis de renda. As análises obtidas indicam que a desoneração dos livros, de fato, não apresenta um padrão equânime, com os mais ricos se apropriando relativamente mais dessa desoneração, em função do maior acesso aos livros. No entanto, ressalta-se que, com a contribuição do Governo para a distribuição de livros, esse quadro de iniquidade é atenuado, com os mais pobres também se beneficiando dessa desoneração por meio do acesso público aos livros.
Keywords: desoneração tributária;  equidade;  direito cultural;  acesso à livros
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7791
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.