Título: Impacto da qualificação nas trajetórias profissionais dos servidores públicos federais
Autor(es): Ehrl, Philipp
Souza, Pedro Masson Sesconetto
Souza, Vinícius Silva de
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/7738/6925
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 74, n. 2, 487-514 p.
Data: Abr-2023
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Educação e Docência
Gestão Pública
Resumo: O objetivo desta pesquisa é contribuir para o debate sobre os retornos dos investimentos na formação profissional continuada de servidores públicos. Usou-se um conjunto de dados que reúne informações sobre a participação de cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com as características socioeconômicas de todos servidores do Executivo federal entre 2006 e 2021. Estatísticas descritivas mostram um crescimento acentuado, sobretudo em cursos com carga horária média, entre 20 e 40 horas, e, também, queda no número dos participantes em 2020, com a mudança de cursos presenciais para a modalidade remota. Em geral, observou-se que cursos com maior carga horária apresentaram maiores taxas de aprovação. Por fim, aproveitamos os dados em painel para estimar o modelo Probit, regressões lineares e Poisson, com e sem efeitos fixos, que indicam que depois de completar uma formação adicional, o servidor tem maior chance de ocupar um cargo diferente, assim como maior oportunidade de mudar de órgão,com remuneração mais elevada. Desse modo, confirmou-se que investimentos em capital humano trazem retornos positivos para o setor público brasileiro. Os resultados alcançados são robustos na amostra composta por servidores que completaram pelo menos uma formação adicional, quando aplicado o Propensity Score Matching.
El objetivo de esta investigación es contribuir al debate sobre la rentabilidad de las inversiones en formación profesional continua de los funcionarios. Utilizamos un conjunto de datos que reúne información sobre la participación en cursos de la Escuela Nacional de Administración Pública (Enap) con las características socioeconómicas de todos los funcionarios del ejecutivo federal entre 2006 y 2021. Las estadísticas descriptivas muestran un fuerte crecimiento, especialmente en los cursos con una carga de trabajo media, entre 20 y 40 horas, y también, un descenso en el número de participantes en 2020, con el paso de los cursos presenciales a la modalidad a distancia. En general, se observó que los cursos con mayor carga de trabajo presentaban mayores índices de aprobados. Finalmente, aprovechamos los datos en panel para estimar el modelo Probit, regresiones lineales y Poisson, tanto con y sin efectos fijos, que indican que, incluso después de completar la formación adicional, el funcionario tiene mayor probabilidad de ocupar un puesto diferente, así como mayor oportunidad de cambiar de organización, obteniendo mayor remuneración. Así, se confirmó que las inversiones en capital humano aportan rendimientos positivos al sector público brasileño. Los resultados obtenidos son robustos en la muestra compuesta por funcionarios que han realizado al menos un curso de formación adicional, cuando se aplica el Propensity Score Matching.
The objective of this research is to contribute to the debate on the returns from investments in the continuing professional education of public servants. We used a data set that gathers information about the participation in courses at the National School of Public Administration (Enap) with the socioeconomic characteristics of all public servants of the federal executive between 2006 and 2021. Descriptive statistics show a sharp growth, especially in courses with an average workload between 20 and 40 hours, and also, a drop in the number of participants in 2020, with the shift from in-person courses to the remote modality. In general, it was observed that courses with a larger workload had higher pass rates. Finally, we took advantage of the panel data to estimate the Probit model, linear regressions, and Poisson, both with and without fixed effects, which indicate that even after completing an additional training, the employee has a greater chance of occupying a different position, as well as, a greater opportunity to change agencies, having a higher remuneration. Thus, it is confirmed that investments in human capital bring positive returns to the Brazilian public sector. The results achieved are robust in the sample composed of civil servants who have completed at least one additional training course, when applying the Propensity Score Matching.
Palavras-chave: escolas nacionais;  capacitação continuada;  retorno de capital humano;  rotatividade de emprego
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7714
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2021 a atual
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