Título: Consulados itinerantes
Autor(es): Brasil. Ministério das Relações Exteriores (MRE)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=47&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 3 p.
Data: Mar-1999
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: Os Consulados itinerantes constituem uma inovação no atendimento consular, com foco no cidadão usuário. Consistem na ida de servidores de Consulados a localidades, dentro de suas áreas de jurisdição, onde exista um número expressivo de brasileiros residentes, para prestar serviços consulares, tais como emissão de passaportes, legalização de documentos e outros. Dessa forma, o atendimento consular passou a ser feito nas proximidades da residência dos usuários e, em geral, nos fins de semana. Evita-se, assim, que o cidadão brasileiro precise deslocar-se ao Consulado, o que implicava, freqüentemente, a perda de um dia de trabalho. Essa iniciativa conta com o ativo engajamento das comunidades brasileiras residentes no exterior, que prestam, em bases voluntárias, inestimável apoio à realização dos Consulados itinerantes. A parceria com a comunidade, além de aumentar a eficiência do serviço consular a um custo adicional mínimo, contribui para um melhor conhecimento recíproco entre o servidor e o usuário final dos serviços, para a valorização do servidor, o qual tem seu trabalho reconhecido, e para o aprimoramento da assistência aos cidadãos brasileiros residentes no exterior
Palavras-chave: Ministério das Relações Exteriores;  Itamaraty;  Cidadania;  Logística;  Consulado itinerante;  Brasileiro no exterior;  Assistência consular;  Servidor público;  Atendimento ao cidadão;  Gestão de processos
Objetivo: São os objetivos da iniciativa: aproximar o Consulado do cidadão brasileiro no exterior; realizar o atendimento consular, com periodicidade conhecida, próximo ao local de residência dos usuários e, sempre que possível, aos sábados ou domingos
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Carlos Roberto Bevilaqua Penna
Ações premiadas no 3º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - Prêmio Hélio Beltrão – 1998
Áreas temáticas: atendimento ao cidadão-usuário; atendimento ao cidadão
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/769
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 1996 a 2000 (1ª a 5ª edição)
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